Mariana tem lei que obriga ônibus a pararem para mulheres à noite

Proposta foi aprovada na Câmara essa semana e pretende levar mais conforto e segurança para mulheres que corram o risco de serem violentadas, furtadas ou assaltadas

Carolina Mansur
Moradoras de Mariana que se sentirem ameaçadas quando estiverem na rua poderão solicitar a parada de ônibus, mesmo que fora do ponto.
A medida prevista pelo Projeto de Lei 43/2016, foi aprovada por unanimidade essa semana na CâmaraMunicipal  de Mariana e vai à sanção do prefeito.

A proposta do vereador Cristiano Vilas Boas (PT), batizada de Parada Segura, pretende levar mais conforto e segurança para mulheres que corram o risco de serem violentandas, furtadas ou assaltadas.  

A partir das 21h, quando solicitada a parada por uma pessoa do sexo feminino, de qualquer idade, os motoristas do transporte coletivo serão obrigados a parar os veículos mesmo que não haja ponto de parada regulamentado, desde que não haja desvio da rota.

O projeto prevê ainda que a empresa de transporte público faça campanhas de conscientização para orientar os motoristas para que cumpram a determinação e coloque adesivos em local de visibilidade no espaço interno dos ônibus informando o número e o conteúdo da lei.

Segundo informações divulgadas pela Câmara de Mariana, o projeto surgiu por meio de relatos de mulheres que reclamam da distância que precisam percorrer à noite do ponto de ônibus até suas residências quando voltam do trabalho ou da aula.
.