Representantes de 55 famílias de Gesteira votaram para o definir o local de reconstrução da oito casas e os equipamentos públicos impactados. A área de Macacos possui 7 hectares e fica próxima à quadra central do distrito, atendendo a pedido da comunidade.
A topografia da área é adequada e há boa oferta hídrica. Os critérios para a votação foram definidos em conjunto com os moradores e representantes do Ministério Público. Foi mais uma etapa das ações de reconstrução que a Samarco se comprometeu a realizar devido aos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão.
Tal como ocorreu em relação aos moradores Bento Rodrigues, distrito de Mariana devastado pela lama de minério, e Paracatu, a comunidade de Gesteira visitou os terrenos e receberam cartilhas com informações sobre qualidade do solo, água, geologia, vegetação, cavidades e outras características.
Definida a escolha do terreno, a Samarco vai definir o projeto arquitetônico e urbanístico, além dos padrões construtivos das moradias, em discussões com a comunidade. A mineradora realizará a entrega do local, conforme assinado em acordo com os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, até 2019..