Taxistas de Belo Horizonte vão receber, amanhã e terça-feira, dicas nutricionais e orientações sobre os riscos do uso de álcool e drogas, além de passarem por atendimento de saúde bucal, aferição de pressão e aulas de ginástica laboral. O serviço que será oferecido aos cerca de 14 mil motoristas do sistema de transporte particular da capital faz parte do projeto Transportando Saúde nas Cidades, desenvolvido pelo Serviço Social do Transporte e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (Sest Senat).
Segundo a pesquisa, apenas 46,2% deles procuram atendimentos de forma preventiva; 73,6% estão acima do peso; 16,7% já tiveram ou trataram problemas de pressão alta e 14,7%, problemas de coluna. Em relação à alimentação, 45,9% não têm local certo para realizar as refeições, e apenas 28,1% se alimentam em casa.
Com as ações, o objetivo é oferecer bem-estar e melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte. Nessa primeira ação, o projeto é direcionado exclusivamente para os taxistas, mas será estendido em outras etapas a motoristas de ônibus e caminhoneiros. Além do foco na saúde dos profissionais, a ação busca um trânsito mais tranquilo e melhor atendimento e segurança aos passageiros.
Os serviços serão oferecidos gratuitamente na sede da BHTrans, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, no Bairro Buritis, Região Oeste de BH. No dia 27, os atendimentos serão realizados das 9h30 às 17h, e no dia 28, das 8h30 às 16h30.