Denúncia de golpe do falso Uber em BH viraliza nas redes sociais

Cantora carioca que se apresentava na capital mineira foi abordada por homem que se passava por motorista do aplicativo. Ela se recusou a embarcar e comentou o caso no Facebook

Pedro Cerqueira

O alerta de uma jovem sobre o golpe que um homem, que se passava por motorista do aplicativo Uber em Belo Horizonte, tentou aplicar nela,  viralizou nas redes sociais, tendo alcançado até ontem mais de 15 mil compartilhamentos e 26 mil curtidas.
A atriz e cantora Lívia Mantovani, moradora no Rio de Janeiro, e que estava na capital mineira para apresentação musical, contou que se recusou a embarcar no veículo do homem suspeito na porta de um shopping na Região da Savassi.

Ela relatou que o motorista se aproximou e perguntou se ela havia pedido um carro do Uber.  Lívia desconfiou da placa do veículo e do rosto do homem, que não eram os mesmos que constavam no aplicativo do seu smartphone, e respondeu que não. O motorista insistiu e perguntou seu nome. A jovem, desconfiada, se recusou a dar a a informação e indagou qual era o nome do motorista, que desistiu da abordagem e e foi embora.

"Cuidado mulherada. Sempre confiram placa e foto e esperem o motorista falar seu nome antes de entrar no carro", recomendou a artista em sua postagem, que logo repercutiu no Facebook.  Nos comentários da postagem é possível ver que várias pessoas compartilharam o caso com conhecidos, também a título de alerta. "#ficaadiaca quando for utilizar este serviço!", diz um dos comentários. Outros posts destacam que as mulheres não podem ficar desatentas.
"Não faço nada disso, tenho que ser mais cuidadosa", comentou uma jovem. "Que medooo!! Eu não seria tão esperta!!! Modo esperta ativar !!", brincou outra.

"Sempre olho a placa, espero ele perguntar meu nome ou eu pergunto qual o nome dele... Tem que tomar cuidado mesmo". Uma amiga de Lívia respondeu: "Miga, eu não pego Uber, tenho medo e ponto. O Brasil ainda não está evoluído pra isso! Triste!". A cantora respondeu: "o problema não é o Uber. Essa tentativa de golpe é de gente que não é motorista da empresa. Eu tenho problemas bem mais graves com táxi.".