A BHTrans fecha a partir de amanhã o desvio que vinha sendo usado nos últimos sete meses por motoristas na Avenida do Contorno, devido às obras do Bulevar Arrudas, no Centro de Belo Horizonte. Apesar de o trecho da Contorno bloqueado entre a Praça da Estação e a rodoviária de BH ter sido liberado no último sábado, a segunda opção de tráfego foi mantida funcionando, para não confundir os condutores. Mesmo com o fim da obra, especialistas e motoristas acreditam que o pior para o trânsito ainda virá, a partir do ano que vem, com o início da última intervenção do Bulevar, sob responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte.
Ainda falta cobrir o canal do Ribeirão Arrudas na Contorno entre as ruas 21 de Abril e Carijós, segmento que tem um gargalo entre a Estação Lagoinha do metrô e a rodoviária. A expectativa da PBH é que essa obra, que será licitada ainda em 2016, dure cerca de um ano.
A administração municipal dividiu a terceira etapa do Bulevar Arrudas em duas fases. A primeira delas, concluída sábado, compreendeu um trecho de cerca de 420 metros de comprimento, entre as ruas Rio de Janeiro e 21 de Abril. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, foram um ano e três meses de obras, com tamponamento do Ribeirão Arrudas, tratamento de fundo de canal e pavimentação. As pistas da Contorno sentido Via Expressa tiveram que ser fechadas, motivando a criação de um desvio no local. Todas as reformas necessárias custaram R$ 29 milhões.
Agora, está a caminho a licitação da segunda fase, prevista para este ano e estimada em R$ 68 milhões. Serão cerca de 800 metros contemplados nessa etapa, com obras previstas para começar no primeiro semestre de 2017. Além da cobertura do canal do Arrudas, com toda a infraestrutura necessária para o trânsito de veículos, também está prevista a instalação de ciclovia no local.
Para o coordenador do Núcleo de Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, essa intervenção tem potencial para causar um distúrbio considerável ao trânsito, já que está entre duas barreiras – a rodoviária e a Estação Lagoinha do metrô. “A tendência é haver um crescimento de congestionamentos na região. Resta saber como a prefeitura vai planejar a readequação dos movimentos”, afirma o especialista.
Os taxistas Diego Araújo, de 35 anos, e Hugo Arnaldo da Silva, de 41, disseram que já foi difícil suportar o fechamento da Contorno na fase concluída no último sábado, principalmente descendo a Rua Espírito Santo em direção à avenida. “Ainda não deu tempo de perceber se melhorou ou não, temos que esperar para ver como vai ficar a configuração final, até por causa da obra do novo viaduto na Lagoinha”, diz Diego. Os dois também concordam com a previsão de transtornos quando as máquinas começarem a trabalhar em frente à rodoviária. “Ali é muito mais afunilado e todo mundo que sai do entorno do terminal e vai para a região de Contagem tem que passar por lá. É preocupante para quem depende desse caminho. Se realmente durar um ano, será complicado”, completa Hugo.
Segundo a BHTrans, ainda não é possível falar sobre fechamentos de trânsito necessários para viabilizar as obras que serão licitadas do Bulevar Arrudas. A empresa informa apenas que, a partir de amanhã, será desativado o desvio usado para viabilizar as obras da primeira fase. O trânsito voltará a ser feito apenas pelo trecho convencional da Contorno.
Quando a prefeitura terminar as intervenções sob sua responsabilidade, o projeto inicial planejado pela administração municipal ainda dependerá de uma obra para ser concluído. É a parte do Bulevar Arrudas que contempla a Avenida dos Andradas, entre a Alameda Ezequiel Dias e a Avenida do Contorno. Segundo a PBH, esse segmento é de responsabilidade do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), mas ainda não há previsão para início da obra.
Ainda falta cobrir o canal do Ribeirão Arrudas na Contorno entre as ruas 21 de Abril e Carijós, segmento que tem um gargalo entre a Estação Lagoinha do metrô e a rodoviária. A expectativa da PBH é que essa obra, que será licitada ainda em 2016, dure cerca de um ano.
A administração municipal dividiu a terceira etapa do Bulevar Arrudas em duas fases. A primeira delas, concluída sábado, compreendeu um trecho de cerca de 420 metros de comprimento, entre as ruas Rio de Janeiro e 21 de Abril. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, foram um ano e três meses de obras, com tamponamento do Ribeirão Arrudas, tratamento de fundo de canal e pavimentação. As pistas da Contorno sentido Via Expressa tiveram que ser fechadas, motivando a criação de um desvio no local. Todas as reformas necessárias custaram R$ 29 milhões.
Agora, está a caminho a licitação da segunda fase, prevista para este ano e estimada em R$ 68 milhões. Serão cerca de 800 metros contemplados nessa etapa, com obras previstas para começar no primeiro semestre de 2017. Além da cobertura do canal do Arrudas, com toda a infraestrutura necessária para o trânsito de veículos, também está prevista a instalação de ciclovia no local.
Para o coordenador do Núcleo de Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, essa intervenção tem potencial para causar um distúrbio considerável ao trânsito, já que está entre duas barreiras – a rodoviária e a Estação Lagoinha do metrô. “A tendência é haver um crescimento de congestionamentos na região. Resta saber como a prefeitura vai planejar a readequação dos movimentos”, afirma o especialista.
Os taxistas Diego Araújo, de 35 anos, e Hugo Arnaldo da Silva, de 41, disseram que já foi difícil suportar o fechamento da Contorno na fase concluída no último sábado, principalmente descendo a Rua Espírito Santo em direção à avenida. “Ainda não deu tempo de perceber se melhorou ou não, temos que esperar para ver como vai ficar a configuração final, até por causa da obra do novo viaduto na Lagoinha”, diz Diego. Os dois também concordam com a previsão de transtornos quando as máquinas começarem a trabalhar em frente à rodoviária. “Ali é muito mais afunilado e todo mundo que sai do entorno do terminal e vai para a região de Contagem tem que passar por lá. É preocupante para quem depende desse caminho. Se realmente durar um ano, será complicado”, completa Hugo.
Segundo a BHTrans, ainda não é possível falar sobre fechamentos de trânsito necessários para viabilizar as obras que serão licitadas do Bulevar Arrudas. A empresa informa apenas que, a partir de amanhã, será desativado o desvio usado para viabilizar as obras da primeira fase. O trânsito voltará a ser feito apenas pelo trecho convencional da Contorno.
Quando a prefeitura terminar as intervenções sob sua responsabilidade, o projeto inicial planejado pela administração municipal ainda dependerá de uma obra para ser concluído. É a parte do Bulevar Arrudas que contempla a Avenida dos Andradas, entre a Alameda Ezequiel Dias e a Avenida do Contorno. Segundo a PBH, esse segmento é de responsabilidade do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), mas ainda não há previsão para início da obra.