O furto de uma imagem que ficava no chafariz localizado na área externa do Santuário da Santíssima Trindade, em Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes, provoca revolta eentre fiéis da cidade e de municípios vizinhos. A peça sacra de Divino Pai Eterno, feita de pedra-sabão, foi levada por dois homens há oito dias. Imagens das câmeras de segurança do local que flagraram o roubo já estão nas mãos dos investigadores para tentar identificar e localizar os criminosos.
O crime ocorreu em 20 de junho. Imagens das câmeras de segurança mostram quando dois homens entram na igreja, às 20h29. A suspeita é de que eles tenham subido na fonte e retirado a peça. A ação terminou 20h44. “É uma imagem muito pesada, que ficava em uma gruta pequena, sem ser fixada. Como estava lá há 24 anos, achamos que não precisava prender e nem colocar grades”, explica Valdo Trindade Rosa, secretário da arquiconfraria do Santuário de Sanstíssima Trindade.
O crime foi percebido por fiéis que frequentam a igreja diariamente para beber a água do chafariz, que acreditam ser benta. “Temos uma imagem do Pai Eterno dentro do Santuário do século 18. Quando as pessoas vêm aqui e o local está fechado, fazem a reza no chafariz, onde estava a peça furtada. Como não viram a imagem, nos procuraram para saber o que aconteceu”, diz.
O boletim de ocorrência foi feito pela Polícia Militar dois dias depois da ação, quando o furto foi percebido. Segundo Valdo, as investigações apontam que o crime pode ter sido encomendado. “As imagens das câmeras estão um pouco ofuscadas. Temos uma suspeita, mas a polícia está averiguando. Os policiais acreditam que pode ter sido encomenda, por causa da forma como aconteceu”, comenta. “A situação repercutiu até em cidades vizinhas, que têm muitos devotos que vêm aqui. Está uma revolta grande. Eu falo que a imagem tem muito valor afetivo e espiritual”, completou.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o crime. A delegada Karen Esteves analisa as imagens do circuito interno de segurança. Pela avaliação inicial, possivelmente, segundo a Polícia Civil, duas pessoas participaram do crime. Ainda não há informações sobre os suspeitos.
(RG)