De acordo com a Polícia Militar (PM), passageiros do coletivo da linha 4105 (Santa Luzia via Industrial Americano) disseram que os assaltantes embarcaram na Via 240, no Bairro Monte Azul. Um deles ficou na parte da frente com uma faca, enquanto o outro pulou a catraca e foi para os fundos do coletivo. Pelo menos quatro mulheres tiveram os celulares roubados. Ainda de acordo com a polícia, as vítimas disseram o motorista e um passageiro ficaram em poder dos assaltantes.
A polícia soube da ocorrência durante uma blitz no portal Santa Rita, por meio de denúncia e informações da rede de rádio. Quando o coletivo se aproximou do local, os policiais fizeram um cerco.
Conforme a PM, o assaltante que estava na parte de trás do ônibus conseguiu fugir levando os celulares. O outro, posteriormente identificado como Welberthy Alves Ferreira, 18 anos, largou a faca ao avistar a polícia e foi dominado pelos passageiros, que começaram agredi-lo. A polícia precisou intervir e o suspeito ainda tentou fugir, sendo algemado e detido.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, Welberthy tinha um mandado de prisão em aberto em Vespasiano e disse que usava tornozeleira, mas tirou para cometer o crime. A faca usada para render as vítimas e uma mochila foram apreendidas. O suspeito precisou ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro São Benedito. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil. .