Avenida Afonso Pena ganha os seis primeiros novos abrigos de ônibus

Ao todo, serão instalados 1,3 mil coberturas em quatro anos, segundo a BHTrans, metade nos primeiros 12 meses

João Henrique do Vale

Modelo dos pontos que serão instalados em várias regiões de BH - Foto: Cristina Horta/EM/D.A.Press


Já estão instalados em Belo Horizonte os seis primeiros novos abrigos de ponto de ônibus que substituem as antigas estruturas nas ruas e avenidas da cidade. As trocas ocorreram na Avenida Afonso Pena entre a sede da Prefeitura e a Praça Sete, no Centro. A implantação acontece depois de mais de dois anos e dois processos licitatórios, como antecipou o Estado de Minas em junho deste ano. Ao todo, são 1,3 mil novas coberturas. O prazo de instalação será de quatro anos, segundo a BHTrans, sendo 50% nos primeiros 12 meses.

As trocas começaram no último sábado no Centro de Belo Horizonte. Foram alteradas as estruturas de dois pontos próximos a prefeitura, altura dos números 1.148 e 1.162, e outros quatro no entorno da Praça Sete, próximo ao Edifício Mariana, no número 540, perto do Hotel Financial, 571, no Banco da Lavoura, no número 776, e na Casa da Fotografia, no número 749.

Das 1,3 mil novas coberturas, 1,1 mil serão no modelo padrão, 100 serão destinadas a áreas com prédios históricos e as 100 restantes serão menores, para calçadas estreitas (de até 2 metros).
Do total, 300 vão substituir abrigos danificados. Dos outros mil, parte será levada para locais onde não há abrigos e a outra será usada para padronizar os equipamentos.

Os novos abrigos têm área 25% maior, iluminação interna, novo leiaute, vidros nas laterais e fundo em metal vazado. Também terão placa com letreiro luminoso, painéis com sistema de informação sobre horários dos coletivos e conexão wi-fi. Nele, há um espaço reservado exclusivamente para cadeirantes e também assentos para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com criança no colo. Por meio de um painel, os usuários vão poder acompanhar o tempo para a chegada dos ônibus.

A concessionária vencedora da licitação será responsável por criar, instalar e fazer a manutenção dos equipamentos, tendo o direito à exploração publicitária de totens, durante 25 anos. O contrato prevê investimento da empresa em torno de R$ 30 milhões para instalação, e o mesmo valor para custeio de reparos, durante a vigência da concessão.

 

(RG)

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