(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 2 mil estudantes disputam bolsas de estudo em universidades de BH

Descontos de até 100% nos centros universitários UNA e UNI-BH fazem parte de concurso realizado pelo Grupo Ânima em parceria com os Diários Associados


postado em 03/07/2016 06:00 / atualizado em 03/07/2016 08:01

Candidatos fazem provas na unidade da UNI_BH no Bairro Buritis: 25 das 50 bolsas que serão distribuídas são integrais(foto: Jair Amaral/Em/D.A Press)
Candidatos fazem provas na unidade da UNI_BH no Bairro Buritis: 25 das 50 bolsas que serão distribuídas são integrais (foto: Jair Amaral/Em/D.A Press)
“Pretendo ser diplomata. Um dos meus maiores sonhos é fazer uma faculdade de direito para viabilizar minha carreira. E essa possibilidade de conseguir uma bolsa é uma grande oportunidade de colocar tudo isso em prática”, diz o vendedor Ricardo Bruno Gonçalves de Souza, de 29 anos, um dos cerca de 2 mil candidatos a 50 bolsas de estudo no Centro Universitário UNA e no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). A parceria que garante a oferta foi firmada entre o Grupo Ânima, gestor das duas instituições, e os Diários Associados, maior conglomerado de mídia de Minas Gerais, por meio do concurso “Você Universitário”. A iniciativa começou em fevereiro, com um exame aplicado para entrada de estudantes no primeiro semestre, e continua com a segunda edição, desta vez para iniciar os estudos na segunda metade de 2016.

Candidatos como Ricardo Bruno fizeram as provas ontem, entre as 14h e as 18h em cinco unidades das duas instituições em Belo Horizonte, Betim e Contagem (Grande BH) e Sete Lagoas (Região Central). “Eu estou cumprindo aviso-prévio no meu serviço e estudar com uma bolsa vai me ajudar em um momento em que preciso bastante. A situação do país não é das melhores, então, qualquer incentivo para crescer na vida é muito válido”, completa Ricardo Bruno. Entre as 50 bolsas distribuídas, 25 são integrais, com desconto de 100% do valor da mensalidade. Outras 25 oferecem desconto de 75% para cursos presenciais e à distância. A única graduação não contemplada pela oferta é medicina.

Edvander Moura, diretor acadêmico do Centro Universitário UNA:
Edvander Moura, diretor acadêmico do Centro Universitário UNA: "Temos muito contato com os jovens e percebemos que eles estão ávidos por oportunidades. Muitos depositam os sonhos em uma chance de uma bolsa de estudo deste tipo" (foto: Jair Amaral/Em/D.A Press)
Para se credenciar a uma das bolsas, os estudantes podem também escolher um segundo caminho, que é usar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2015. Nesse caso, a nota do concurso precisa ser igual ou superior a 550 pontos. Para quem optou pela prova de vestibular realizada ontem, o caminho das bolsas passa obrigatoriamente por uma nota que seja equivalente a 80% do total do teste. A partir daí, serão premiados os estudantes com as 50 maiores notas. Um fator de conversão será aplicado para que todos os candidatos tenham o mesmo sistema de pontuação. No exame de ontem, foram 60 questões, sendo 15 de ciências da natureza, 15 de ciências humanas, 15 de linguagens e códigos e outras 15 de matemática. Na redação, os candidatos foram convidados a escrever um texto argumentativo sobre a importância da família na transformação do homem e da sociedade.

Parceria

Amanda Carolina Guedes, de 23, começou a estudar engenharia, mas acabou tendo que largar o curso por questões financeiras e também por não ter se empolgado com a graduação. Agora, enxergou uma possibilidade de voltar a estudar fazendo o que ama. “Minha paixão é nutrição e vou tentar seguir esse caminho. Acabei perdendo o financiamento estudantil que eu tinha e não tenho condição de pagar R$ 1 mil em uma faculdade. Estou muito ansiosa e animada para conquistar essa chance”, afirma. Já a auxiliar administrativa Sayonara Rafaela Lopes, de 23, enxergou no concurso a possibilidade de progredir na área de saúde. “Eu já faço enfermagem, mas não estou tão satisfeita com a instituição em que estou matriculada. Estudar em uma faculdade respeitada e com uma bolsa é uma grande chance. Quem sabe, essa chance não me impulsione para depois tentar fazer medicina”, sonha.

O diretor acadêmico do Centro Universitário UNA, Edvander Moura, diz que a parceria entre o Grupo Ânima e os Diários Associados contribui para alcançar o maior número possível de futuros alunos que buscam evoluir com o ingresso no ensino superior. “Temos muito contato com os jovens e percebemos que eles estão ávidos por oportunidades. Muitos depositam os sonhos em uma chance de uma bolsa desse tipo. Esse é um grande canal que se abre para jovens que se sentem limitados, com poucas oportunidades”, afirma o diretor. Uma novidade dessa edição é a abertura de vagas nos cursos a distância, como administração, ciências contábeis, pedagogia, gestão financeira e outros.

A vice-reitora do Uni-BH, Vânia Amorim Café de Carvalho, diz que o objetivo é estender a parceria e continuar oferecendo o concurso nos próximos anos. “É uma possibilidade de acesso ao conhecimento, unindo educação e informação. É uma parceria com sinergia”, afirma Vânia Café. A vice-reitora lembra também que a consolidação do “Você Universitário” incentiva as pessoas a buscarem as oportunidades e amplifica o convite ao ensino superior. “Essa parceria também consolida nosso programa de inclusão”, completa.



"Temos muito contato com os jovens e percebemos que eles estão ávidos por oportunidades. Muitos depositam os sonhos em uma chance de uma bolsa desse tipo”

. Edvander Moura, diretor acadêmico do Centro Universitário UNA


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)