Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados em Belo Horizonte

Das 1,3 mil estruturas previstas, seis já aparecem na Avenida Afonso Pena. População terá internet wi-fi nos pontos

Guilherme Paranaiba
Novos abrigos são mais confortáveis e têm oferta de internet - Foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS
Os novos abrigos de ônibus tão aguardados pela população de Belo Horizonte começaram a ser instalados no Centro da capital mineira. Dos 1,3 mil novos pontos que serão colocados na cidade, seis deles já começaram a ser montados na Avenida Afonso Pena. Eles estão em frente a sede da prefeitura e também na Praça Sete. O prazo para finalização do serviço é de quatro anos, sendo que metade dos abrigos será colocada no primeiro ano e o restante nos três anos seguintes.

Das 1.300 novas coberturas, 1.100 serão no modelo padrão, próprios para calçadas de quatro metros de largura; 100 serão destinadas a áreas com prédios históricos e as 100 restantes serão menores, para calçadas estreitas (de até 2 metros). Do total, 300 vão substituir abrigos danificados. Dos outros 1.000, parte será levada para locais onde não há abrigos e a outra será usada para padronizar os equipamentos.

A concessionária vencedora da licitação 07/2015 será responsável por criar, instalar e fazer a manutenção dos equipamentos, tendo o direito à exploração publicitária de totens, durante 25 anos. O contrato prevê investimento da empresa em torno de R$ 30 milhões para instalação, e o mesmo valor para custeio de reparos, durante a vigência da concessão.

INTERNET Além de prever a exploração dos totens de publicidade, a licitação abre espaço para que a empresa vencedora lucre com a oferta de internet nos abrigos.
Isso será possível com o uso dos espaços publicitários que poderão ser vendidos a clientes e vistos pelos passageiros no momento em que usam a rede wifi. Também serão ampliados painéis de informação sobre o horário de chegada dos coletivos. Atualmente, há 600 painéis nos abrigos e mais 200 serão instalados (com informações de Valquiria Lopes). .