Os moradores de Belo Horizonte devem se hidratar e evitar a exposição ao sol. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para baixa umidade relativa do ar nesta sexta-feira. Os índices devem ficar em torno de 30% o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A situação deve continuar no fim de semana.
O tempo seco já está na capital mineira ao menos desde essa quinta-feira, quando o índice chegou a 32% na região da Pampulha. A situação também é crítica no interior de Minas Gerais. Em Montalvânia, na Região Norte, a umidade relativa do ar ficou em 18%, o que já é estado de alerta. A previsão é que na região os valores continuem abaixo dos 25% nesta sexta-feira.
Os índices de umidade baixos podem causar problemas na saúde. Pessoas com síndromes respiratórias, costumam sofrer nesta época do ano. A OMS recomenda que evite trabalhos ao ar livre e exercícios físicos entre 10 e 16 horas, aglomerações em ambientes fechados e fazer o uso de soro fisiológico nos olhos e nariz.
Outras medidas para amenizar os riscos são beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação, preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas, evitar frituras, dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água, evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele.
Com o tempo seco, aumentam as ocorrências de incêndio. Nesta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu um ocorrência na Avenida Tancredo Neves, no cruzamento com o Anel Rodoviário. O fogo se espalhou pela mata e chegou a oferecer risco para imóveis próximos. A fumaça densa também atingiu as vias próximas causando baixa visibilidade aos motoristas.
Meteorologia
Na capital mineira, os termômetros marcaram mínima de 14 e a máxima pode chegar a 27 graus nesta sexta-feira. Para o fim de semana, é esperado apenas um leve declínio nas temperaturas, que devem ficar entre 12 e 26 graus. Segundo o TempoClima, o frio não atinge igualmente todas as regiões do estado porque a massa de ar frio polar atua com mais força sobre o Sul de Minas, Zona da Mata e parte do Alto Paranaíba. A massa de ar também atua sobre São Paulo e o Rio de Janeiro.
O distrito de Monte Verde, no Sul de Minas, que no mês passado teve mínima recorde de -3,1 graus, registrou -1,8 graus nesta sexta. Em Caldas, na mesma região, a mínima nesta manhã foi de 0,3 graus e em Maria da Fé de 1,5 graus.