O medo da privatização reuniu neste sábado, no Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, moradores do bairro e visitantes do espaço para discutir a possibilidade de cessão do local à iniciativa privada. Outro encontro está marcado para domingo que vem. Organizadores e frequentadores entendem que processo já começou desde maio, quando a empresa Espaço Mangabeiras ganhou licitação para explorar a área do Mirante do Mangabeiras e de estacionamento no local, além de implantar tirolesa e ponto de apoio para receber os visitantes. Eles também debateram a situação de outros parques da cidade.
Por meio de parceria público privado, a proposta é potencializar a estrutura de atração e apoio ao público, como prevê Projeto de Lei 1.931/16, que tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte. No Mangabeiras, a concessionária vai implantar uma tirolesa de 800 metros, restaurante, lanchonete e ponto de recepção no maior parque de BH.
Em outubro do ano passado, a Prefeitura de BH (PBH) deu os primeiros passos rumo à entrega dos parques públicos da capital nas mãos da iniciativa privada, ao publicar no Diário Oficial do Município (DOM) os procedimentos de manifestação de interesse (PMIs) para o Parque da Barragem Santa Lúcia, Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Parque Ecológico da Pampulha.