Primeira vila e cidade pioneira de Minas, Mariana, na Região Central, recuperou ontem parte da sua história tricentenária, com a reabertura do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, totalmente restaurado para encantar moradores e visitantes com seu acervo e poesia. Para marcar essa nova fase do espaço e contar um pouco da história do poeta mineiro (1870-1921), nome fundamental do Simbolismo, a Secretaria de Estado de Cultura, via Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav), promoveu visita ao local.
Localizado na Rua Direita, 35, no Centro Histórico, o equipamento cultural foi reinaugurado, de acordo com os técnicos da Superintendência de Museus e Artes Visuais, após reformas na parte hidráulica e elétrica, troca do telhado e do forro, elaboração de projetos contra incêndio, sinalização e iluminação, adaptação de acessibilidade, restauração de parede interna, pintura interna e externa, além de reforma dos banheiros e cozinha.
De imediato, o visitante poderá conferir um resumo da vida e obra de Alphonsus de Guimaraens. Registros do imóvel feitos pelo fotógrafo Ailton Fernandes entre 2009 e 2016, período em que o sobrado esteve fechado, estão sendo mostrados no primeiro pavimento. No segundo andar estão mobiliário, livros e objetos que remetem à história do autor e banners que contam outros detalhes dessa trajetória, como a famosa a visita do escritor paulista Mário de Andrade (1893-1945) ao escritor, em 1919.
Leia Mais
Museu do Sexo resgata memória da zona boêmia de Belo HorizonteRoupas dos primeiros moradores de BH irão compor o Museu da ModaMuseu de Arte da Pampulha vai ser fechado para reformaCasarão histórico está fechado por mais de quatro anos em ItabiraPapa Francisco pode inaugurar museu em Minas GeraisMoradores de Bento Rodrigues criam abaixo-assinado contra construção de dique da SamarcoMoradores de Bento Rodrigues homenageiam o padroeiro São Bento pela 1ª vez após tragédia de MarianaREENCONTRO Segundo o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, o momento é propício ao reencontro com o poeta mineiro. “A casa de Alphonsus é morada da poesia.
O imóvel que abriga o museu apresenta características das construções de estilo colonial, dentro dos padrões estéticos do fim do século 18 até o início do 19. O prédio é composto por dois pavimentos e um quintal, onde se distribuem os espaços expositivos, educativos, áreas de pesquisa, administrativa e de convivência. A instituição foi criada em 7 de março de 1987, mas, devido ao péssimo estado de conservação, a casa foi fechada em 2009 e o acervo, transferido para a reserva técnica da Sumav, em Belo Horizonte. Em 2013, após o desenvolvimento de projeto de restauro e adaptações de acessibilidade, iniciaram-se as obras de recuperação.
SERVIÇO
Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens
Local: Rua Direita, 35,
Centro Histórico de Mariana
Informações: (31) 3557-3259
SAIBA MAIS
Alphonsus de Guimaraens
Alphonsus de Guimaraens nasceu em Ouro Preto em 24 de julho de 1870 e morreu em Mariana em 15 de julho de 1921.