Quando fala do carinho que seu filho recebeu e continua recendo de milhares de pessoas, a maioria desconhecida, e dos R$ 724 mil arrecadados em uma campanha que vem ajudando a mantê-los nos Estados Unidos, a servidora pública federal Gecilene Oliveira Matos, de 34 anos, se emociona. Graças à mobilização on-line, o filho, Matheus Teodoro Oliveira, o Matheusinho, de 7 anos, se trata hoje nos EUA de displasia neuronal intestinal – doença rara que o impede de se alimentar por vias naturais. Outro que conquistou o coração de milhares de internautas foi o estudante Romero Junio do Espírito Santo, de 16, o Romerinho, que embarcou em 17 de maio para a Califórnia, também na América, onde faz tratamento de leucemia. Nesse caso, a ajuda virtual com resultados bem reais alcançou status de recorde, com a arrecadação de R$ 1 milhão em curto espaço de tempo, dinheiro que possibilitou o embarque do estudante.
Matheusinho, Romerinho e centenas de outras crianças e adolescentes Brasil afora compartilham do mesmo remédio que ajuda a mantê-los vivos, a solidariedade, turbinada pelas mais modernas ferramentas e redes de comunicação on-line. São inúmeras as campanhas do tipo na internet, com doações normalmente depositadas diretamente na conta bancária de pais ou responsável pela criança, sem cobrança de taxas de administração.
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Batalha de Lucas mobiliza celebridades para custear tratamentoRomerinho embarca nesta terça-feira para tratamento nos Estados UnidosJovem bailarino com problema de crescimento consegue o tratamento de que precisaTJMG firma convênio com estado para reduzir judicialização da saúde Hospital do Barreiro segue sem previsão para aumento de repasses do governo federalFamília de bebê com tumor no pescoço ganha liminar na Justiça para Estado pagar tratamento Authentic Games se apresenta hoje em BHNo caso da campanha de Matheus, foi a própria mãe e uma sobrinha que organizaram a mobilização.
Ainda no Brasil, as doações ajudaram o garoto a ficar livre dos fios que o mantinham preso a uma máquina. “Compramos uma bombinha que ficava presa nas costas de Matheus, por R$ 6,3 mil, e ele ficou extremamente feliz”, conta a mãe. O garoto também tem uma deficiência visual, em razão de uma catarata congênita e do descolamento de retina nos dois olhos.
Gecilene conta que ficou surpresa com o amor das pessoas pelo seu filho.
Religiosa, a servidora pública conta que agradece a Deus todos os dias por ter o filho vivo. “Ele é o maior presente da minha vida, mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando. Agradeço muito a Deus também pelas pessoas que nos ajudaram.
Matheus ficou conhecido em uma reportagem quando fugiu do hospital. Depois, entrou em campo com os jogadores do Cruzeiro e ficou famoso na mídia e nas redes sociais. Ele também conquistou jogadores e torcidas do Atlético e do América. “Muita gente fez rifas e almoços para arrecadar dinheiro e mandava o recibo do depósito pela internet”, disse a servidora pública.
Mobilização avassaladora
Romerinho, ao contrário de Matheus, não teve ajuda do governo brasileiro. Mas hoje se trata graças a uma das mais movimentadas e bem-sucedidas campanhas já feitas, que contou com a solidariedade de milhares de desconhecidos, além de amigos, colegas de escola e artistas diversos. A família deve ficar pelo menos seis meses nos EUA, para um tratamento que vai custar US$ 250 mil.
Depois de ver o filho mais próximo da cura, a esperança do pai de Romerinho, o comerciante Romero Fernandes, de 46, é continuar a campanha para ajudar outras pessoas com leucemia que precisam do tratamento. Ele conta que a ideia da campanha foi dos dois. “Gravamos um vídeo e postamos na internet. A partir daí, fomos mobilizando pessoas e também fizemos contatos boca a boca”, conta.
Para ele, o bom relacionamento do filho na escola também foi fundamental para vencer resistências e desconfianças que uma campanha desse tipo por vezes enfrenta. “Foi uma ação muito verdadeira de pedir socorro, mas com a preocupação muito grande de demonstrar seriedade e a necessidade da mobilização”, disse o comerciante, ele próprio acostumado a ajudar entidades beneficentes.
NEYMAR E CIA. Em Montes Claros, Norte de Minas, uma campanha de doações para ajudar o garoto Lucas Costa, de 8, portador de uma das formas mais graves da epidermólise bolhosa, uma doença rara que causa bolhas e feridas na pele, mobiliza milhares de pessoas via internet, incluindo celebridades. Uma delas é o jogador Neymar, que postou em seu perfil no Instagram uma mensagem pedindo apoio para Lucas. A grande dificuldade é adquirir a pomada usada para o controle da doença, que é importada dos Estados Unidos e tem custo elevado.
O jogador tomou conhecimento da história do menino por intermédio da mobilização “Amigos do Lucas Costa”, feita via redes sociais. Responsável pela criação da campanha, a blogueira e publicitária Letícia Turano, também de Montes Claros, destaca que a causa já recebeu a adesão de vários outros famosos, como as atrizes Carolina Dieckman, Tatá Werneck, Luíza Brunet e o cantor Wesley Safadão.
ENQUANTO ISSO...
... Colaboração na hora da dor
Recentemente, mais uma campanha foi lançada na internet, para custear o traslado do corpo do libanês Edward Mamo, de 26, de Belo Horizonte para Beirute, capital do Líbano, sua terra natal. O jovem foi assassinado em assalto na capital mineira no dia 30 do mês passado. "O destino o levou para longe das suas irmãs, que também estão lutando pelos seus direitos.