Homem também usa saia. Esse é o mote de um “saiaço” contra a LGBTfobia que vai acontecer amanhã em frente ao Centro de Referência da Moda, no Centro de Belo Horizonte. A proposta é reunir homens vestidos de saia pelas ruas da cidade. A ideia surgiu depois que Lázaro Henrique dos Anjos Silva, de 23 anos, foi agredido, no fim de junho, na Rua da Bahia, por usar saias.
Leia Mais
Ataque a jovem que usava saias em BH é caso de homofobia, diz especialistaJovem denuncia que foi atacado por usar saias no Centro de BHUFLA divulga nota sobre "saiaço"Grupo de pais do Colégio Santo Agostinho questiona ensino de diversidade sexual e gêneroJovem denuncia caso de homofobia dentro de faculdade em BHHomens fazem "saiaço" no Centro de BHSegundo ele, o saiaço é uma maneira de protestar contra a imposição da moda de gênero e o preconceito contra a população LGBT. “Os homens na antiguidade sempre usaram saias, depois é que elas passaram a ser consideradas uma roupa exclusiva para mulheres. Mas não é”, afirma. Além disso, lembra Gil, todos têm direito de vestir o que quiser. “Ninguém pode ser agredido por causa de sua roupa, por usar isso ou aquilo.”
A concentração começa as 17h. Da Bahia, o saiaço segue até a Rua dos Timbiras, no Conselho Regional de Psicologia (CRP), onde acontece um debate sobre orientações sexuais e identidades de gênero, promovido pelo Grupo de Trabalho de Diversidade do CRP..