A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi bem avaliada em dois rankings que classificam as melhores universidades da América Latina. No Latin America University Rankings, da Times Higher Education (THE), a instituição mineira ficou em 7º lugar, atrás de outras quatro escolas brasileiras. Já na Universidade QS Rankings: América Latina, recebeu pontuação que a colocou em 14º lugar.
Leia Mais
Robôs projetados por alunos da UFMG fazem "caça" ao Aedes aegypti Especialista da UFMG diz que país tem dificuldades para preservar matas ciliaresLaboratório de Genética da UFMG desenvolve teste para detecção do Zika vírusUniversidade de BH inaugura centro de atendimento jurídico a comunidades carentesUFMG é uma das 400 melhores universidades do mundoO ranking aponta 23 universidades brasileiras entre as 50 melhores da América Latina. Em segundo lugar vem o Chile, com 11 instituições, seguido do México, que tem oito universidades.
Para o reitor Jaime Ramírez, esse resultado é consequência de um conjunto de políticas nas quais a UFMG tem trabalhado há anos, “em todos os setores e em todas as dimensões, o que aumenta a responsabilidade da Instituição para manter e ampliar o patamar de qualidade já alcançado”.
Universidade QS Rankings: América Latina
No estudo divulgado pela Universidade QS Rankings: América Latina desde 2011, a UFMG ficou em 14º lugar. O ranking levou em conta a pontuação de cada instituição em oito indicadores: reputação acadêmica, reputação do empregador, relação de empregados e estudantes, citações por artigo, citações por docentes, rede de pesquisa internacional, proporção de pessoas com PhD e impacto na Web.
Nos quesitos avaliados, a UFMG ficou com 86,8 pontos. A instituição ficou em 14º lugar. À sua frente estão, entre outras, a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
(RG)
.