A Pampulha vai ter que esperar. O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultural (Unesco) comunicou oficialmente na noite desta sexta-feira a suspensão, "até novo aviso" de sua 40ª sessão, que teria em pauta amanhã, na Turquia, a candidatura do conjunto moderno a Patrimônio Cultural da Humanidade. O motivo é a instabilidade política no país – segundo o governo turco, parte do exército quer tomar o poder no país. A decisão havia sido adiantada mais cedo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo a nota do Comitê, novo posicionamento será tomado "o mais rapidamente possível", após análise da situação no país.
Leia Mais
Tentativa de golpe militar na Turquia cancela reunião da Unesco sobre a PampulhaUnesco da sinais de aprovação à Pampulha como patrimônio da humanidadeDespoluição da Lagoa da Pampulha dá resultados antes do esperadoLacerda anuncia avanço da limpeza e planeja velejar na Lagoa da Pampulha em 2017Nova data para reunião da Unesco sobre a Pampulha será decidida na tarde deste sábadoPacto deverá ser assinado pela conservação da Pampulha
O Itamaraty enviou comunicado aos integrantes da delegação brasileira para não sair do hotel em que estão hospedados. A diretora do Conjunto Moderno da Pampulha, arquiteta e urbanista Luciana Feres, informou ao presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira, que os brasileiros estão muito preocupados e que os mineiros estão bem. “A situação é complicada, não podemos sair do hotel. Acabou o clima de festa. Os militares fecharam as pontes e vimos muitos militares”, informou Luciana por meio de uma rede social.
No início da noite desta sexta, a assessoria do Iphan confirmou ao em.com.br o cancelamento da reunião. O ministro da Cultura, Marcelo Calero, e a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, estão em Istambul.
RB
.