“O conjunto compreende formas arrojadas que exploram o potencial plástico de concreto, enquanto fusão de arquitetura, design de paisagem, escultura e pintura em um todo harmonioso”. Essas foram algumas palavras usadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para descrever a Pampulha, que ganhou neste domingo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Leia Mais
Redes sociais são tomadas por homenagens a título de Patrimônio Cultural da PampulhaCampanha por título da Pampulha ganhou força em 2012Conjunto moderno da Pampulha é Patrimônio Cultural da HumanidadePampulha foi marco para Niemeyer: veja fotosPampulhaMinas é estado com maior número de bens culturais reconhecidos pela UnescoMoradores comemoram o título de Patrimônio Cultural da PampulhaA Organização destacou as diferentes tradições no entorno da Lagoa da Pampulha que mostra um pouco dos mineiros e do país. “Ele reflete a influência das tradições locais , o clima brasileiro e ambiente natural nos princípios da arquitetura moderna”, completou.
A reunião da 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, para discutir a candidatura da Pampulha, seria realizada nesse sábado, mas, devido à tentativa de golpe de estado na Turquia, teve que ser suspensa, com todos os representantes dos países visitantes, inclusive do Brasil, orientados a não sair dos hotéis em que estavam. De BH, estão em Istambul a diretora do Conjunto Moderno da Pampulha da Fundação Municipal de Cultura (FMC), arquiteta e urbanista Luciana Feres, e a superintendente em Minas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Célia Corsino.
A partir de agora, a Pampulha integra um seleto grupo reconhecido pela Unesco, do qual fazem parte as Muralhas da China, as Pirâmides do Egito, o Palácio Taj Mahal, na Índia e os profetas esculpidos por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1737-1814), entre mais de mil bens mundo afora.