Em pronunciamento na Casa do Baile, um dos prédios do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, comemorou o título da Unesco e comentou as principais consequências com o reconhecimento do complexo como patrimônio cultural da humanidade.
Para Lacerda, a exemplo de Brasília, a Pampulha vai tornar Belo Horizonte mais conhecida no mundo pela expressão de sua modernidade na arquitetura e também nas políticas públicas implantadas na cidade. "O título trará o incremento do turismo e o reforço da autoestima dos moradores com o reconhecimento da beleza da Pampulha", comentou om prefeito, em pronunciamento o final da manhã deste domingo.
"O título aumenta o compromisso de tornar cada vez mais bonito e acolhedor a todos os seus habitantes", prometeu o prefeito, segundo o qual até dezembro o espelho d´agua alcança a classe III, o que permite a instalação de esportes náuticos e pesca. Foram investidos 100 milhões no desassoreamento de mais de 800 mil m3 retirados da lagoa.
.