Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte registra manhã mais fria do ano

Belo Horizonte registrou o dia mais frio do ano na manhã desta segunda-feira. Por volta das 7h, os termômetros marcaram a mínima de 9,1 graus na Região da Pampulha, informação confirmada pelo Instituto PUC Minas TempoClima e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porém, as duas instituições divergem sobre a sensação térmica na capital mineira. Segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, às 7h a sensação foi de -4 graus na Pampulha, enquanto o Inmet informou 7 graus, na mesma região.

O frio também foi recordista no Sul de Minas, com a ocorrência de geadas em pontos isolados. Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, a mínima registrada durante a madrugada foi de -3,4 graus, temperatura mais baixa em todo o estado de Minas Gerais em 2016, segundo o Inmet. Já em Maria da Fé, os termômetros marcaram -2,6 graus.

Os especialistas dizem que a queda da temperatura é explicada pela chegada de uma massa de ar frio polar vinda do litoral sul do país. A situação deve se manter pelo menos até quinta-feira, quando essa massa começa a perder força. A partir de quarta-feira, há previsão de chuva para Belo Horizonte e região metropolitana.
Porém, serão chuvas leves, em pontos isolados da cidade. Já a umidade relativa do ar, que ontem ficou em torno de 30%, deve subir para 40%.

Cuidados com a umidade


Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

A baixa umidade do ar exige cuidados com a saúde. A hidratação do corpo e a umidificação de ambientes devem ser priorizadas para evitar a desidratação e a incidência maior de doenças respiratórias, além de dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h.

Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.
A hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios.

Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele para evitar dermatites (com informações de Carolina Cotta)..