Os moradores de Patrocínio, no Alto Paranaíba, viveram um dia de clima desértico na tarde desta segunda-feira, com a umidade relativa do ar em torno de 9%, informou o Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já Belo Horizonte, segundo o Instituto, teve o dia mais seco do inverno, com umidade relativa do ar em torno de 19% durante a tarde. O índice ficou abaixo da previsão de 30% para a tarde de segunda-feira, deixando a capital mineira em estado de alerta.
Leia Mais
Massa de ar frio influencia a temperatura em BH até o fim de semanaAusência de nuvens favorece alternância de frio e calor durante o dia Belo Horizonte registra o segundo dia mais seco do ano nesta quarta-feiraTempo seco volta a deixar Belo Horizonte em estado de atençãoBaixa umidade relativa do ar deixa Belo Horizonte em estado de atençãoUmidade relativa do ar apresenta melhora na Grande BHEm clima de deserto, Uberlândia registra dia mais seco do ano em Minas GeraisSegundo o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima, os níveis de umidade do ar são classificados em atenção (20% a 30%), alerta (12% a 20%) e emergência (abaixo de 12%). Entre as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o período, está evitar trabalhos ao ar livre e exercícios físicos entre 10 e 16 horas, aglomerações em ambientes fechados e fazer o uso de soro fisiológico nos olhos e nariz.
Neste momento, segundo o metereologista, a massa de ar seco atua junto com uma massa de ar frio polar, mas a previsão é de que a massa de ar frio perca força nos próximos dias, mas massa de ar seco permaneça. Para essa terça, de acordo com o Inmet, a expectativa é de que a umidade relativa do ar fique em torno de 30% durante a tarde, mas o índice pode ser ainda menor e, portanto, os belo-horizontinos devem se hidratar e evitar a exposição ao sol, especialmente no período da tarde.
Confira as principais orientações:
- Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evitar frituras;
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou Polícia Militar.