Jornal Estado de Minas

Umidade relativa do ar chega a 9% e Patrocínio tem clima desértico

Os moradores de Patrocínio, no Alto Paranaíba, viveram um dia de clima desértico na tarde desta segunda-feira, com a umidade relativa do ar em torno de 9%, informou o Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já Belo Horizonte, segundo o Instituto, teve o dia mais seco do inverno, com umidade relativa do ar em torno de 19% durante a tarde. O índice ficou abaixo da previsão de 30% para a tarde de segunda-feira, deixando a capital mineira em estado de alerta.

Segundo o metereologista Luiz Ladeia, do Inmet, a baixa umidade é explicada pela forte atuação de uma massa de ar seco em todas as regiões do estado, mas, principalmente, no Triângulo Mineiro. Nesse período, segundo Ladeia, a umidade relativa do ar é maior durante a manhã, devido a noites mais longas no inverno, mas a tarde o tempo fica seco e impõe mais cuidados com a saúde. O clima árido torna a qualidade do ar ruim, favorecendo problemas respiratórios e queimadas.

Segundo o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima, os níveis de umidade do ar são classificados em atenção (20% a 30%), alerta (12% a 20%) e emergência (abaixo de 12%). Entre as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o período, está evitar trabalhos ao ar livre e exercícios físicos entre 10 e 16 horas, aglomerações em ambientes fechados e fazer o uso de soro fisiológico nos olhos e nariz.

Neste momento, segundo o metereologista, a massa de ar seco atua junto com uma massa de ar frio polar, mas a previsão é de que a massa de ar frio perca força nos próximos dias, mas massa de ar seco permaneça. Para essa terça, de acordo com o Inmet, a expectativa é de que a umidade relativa do ar fique em torno de 30% durante a tarde, mas o índice pode ser ainda menor e, portanto, os belo-horizontinos devem se hidratar e evitar a exposição ao sol, especialmente no período da tarde. 

Confira as principais orientações:
- Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evitar frituras;
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou Polícia Militar.

.