Jornal Estado de Minas

Umidade relativa do ar apresenta melhora na Grande BH

A quarta-feira promete clima mais ameno em Belo Horizonte e região metropolitana. Segundo o instituto PUC Minas TempoClima, a umidade relativa do ar, que vinha apresentando índices de alerta na região, chegou a 40% ontem e a tendência deve continuar hoje. No entanto, a previsão ainda é de tempo seco nas regiões Noroeste e Triângulo Mineiro, onde fica Uberlândia. A cidade registrou o menor índice de umidade ontem, com 8%.

Conforme o instituto, uma área de instabilidade sobre os litorais do Rio de Janeiro e Espírito Santo favorece o aumento da umidade, melhorando a condição atmosférica na região metropolitana. Já as regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste se encontram sob a influência de uma massa de ar seco no Brasil central e é provável que o tempo continue seco nos próximos dias.

Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.
Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

Entre as principais orientações à população em dias secos, está beber muita água e sucos naturais, para evitar a desidratação, preferir alimentos leves e frescos, evitando frituras, dormir em locais arejados, e evitar atividades físicas ao ar live e exposição ao sol entre 10h e 17h.

A temperatura mínima registrada em Belo Horizonte foi de 13 graus e a máxima deve chegar aos 26. A previsão é de céu claro, com variação de nuvens ao longo do dia. Há possibilidade de chuviscos isolados amanhã.

No restante do estado, as temperaturas seguem baixas, principalmente no Sul de Minas Gerais. A menor temperatura foi registrada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, com 0,8 graus positivos.

Há previsão de chuvas isoladas nos vales do Mucuri, Rio Doce e na Zona da Mata.
As localidades podem apresentar nevoeiros durante a manhã. Temperatura alta somente no Norte de Minas, onde os termômetros podem marcar 34 graus. .