Etnias indígenas de Minas Gerais vão contar com um projeto habitacional. A Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) firmaram acordo esta semana de parceria para a realização do Projeto Morar na Minas Indígena, para garantir moradias dignas aos índios que vivem no estado e que preservem suas identidades sociais e culturais.
As casas terão aproximadamente 50 metros quadrados, incluindo uma varanda na fachada principal, sala, três quartos e cozinha com fogão a lenha. A cozinha será no centro da construção para respeitar o costume de reunião familiar no centro da casa. O espaço será ventilado por aberturas ao fundo. A “área molhada” também será localizada no fundo da residência, com o objetivo de proporcionar economia nos materiais hidráulicos e proximidade do fogão a lenha, que contará com serpentina para aquecer a água do banho.
Leia Mais
Justiça determina ações para acabar com desnutrição entre índios Maxacali em MGSem pescar ou caçar, índios relatam complicações na natureza e cobram água limpaÍndios invadem prédio público e fazem funcionários reféns em Governador ValadaresBelo Horizonte cresce seis vezes menos do que a região metropolitanaOs índios Xakriabá, que vivem no município São João das Missões, Norte de Minas, foram os escolhidos para o lançamento do programa.
As comunidades indígenas terão poder de decisão em todas as etapas do projeto, sendo que as construções respeitarão seus hábitos e costumes. Além disso, haverá a capacitação dos nativos para a execução das obras, transformando-os em multiplicadores para novas construções. (Com informações da Agência Minas Gerais).