O ar seco predomina e os belo-horizontinos devem continuar se prevenindo, bebendo muita água e optando por comer alimentos mais leves e frescos. Na tarde desta segunda-feira, a umidade relativa do ar ficou em 25%, segundo o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) também emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar, que ficará em torno de 30% até quinta-feira na Grande BH.
Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.
O Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima explica que o tempo continua seco por causa da atuação de uma massa de ar que passa pela Grande BH. Ainda segundo o instituto, a partir de sexta-feira, a chegada de uma frente fria do litoral de São Paulo pode aumentar a nebulosidade e deixar o clima mais ameno. Não há previsões de chuva.
RECOMENDAÇÕES Para encarar os próximos dias, a Defesa Civil orienta evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e as 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Outro problema comum durante o tempo seco é o aumento de incêndios em matas. Com isso, a Defesa Civil alerta os motoristas que dirigem em regiões propícias a incêndios que tenham atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça.
RB