A Fundação de Parques Municipais (FPM) de Belo Horizonte prorrogou o prazo de transferência de titularidade dos jazigos dos cemitérios públicos da capital. A justificativa é o grande volume de pedidos recebidos e também o prazo para processamento dos mesmos. As famílias poderão entregar documentos até dezembro.
“Os demais casos previstos em lei que geram a retomada da concessão do jazigo, que são a inadimplência das taxas anuais e o abandono do jazigo, serão tratados com prioridade neste momento, promovendo a notificação dos interessados na forma e prazo estabelecidos no Decreto 16.227/16”, informou a FPM.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o decreto 16.227, de 5 de fevereiro deste ano, que regulamenta a Lei 10.852, estabelece prazos para a transferência da titularidade da concessão dos jazigos nos cemitérios públicos. São 120 dias, a partir do falecimento do titular, para a família providenciar a transferência, nos casos de titulares falecidos após a publicação do decreto. Para os casos antigos, cujos titulares já são falecidos, o decreto estabelece um prazo maior, de 180 dias, contados da publicação do mesmo, ou seja, até 5 de agosto.
Leia Mais
Prazo para transferência de titularidade de jazigos em BH termina em agosto Cemitérios municipais de BH têm longas filas para regularização de jazigos Prazo final para regularizar jazigo termina nesta sexta-feiraAs famílias devem providenciar a documentação necessária para o processo de transferência dos jazigos, para que não ocorra a retomada dos mesmos. Para resolver essa questão e obter outras informações sobre sepultamentos, as pessoas devem procurar diretamente a administração do cemitério onde fica o jazigo de interesse. As taxas de manutenção precisam estar quitadas.
Veja os documentos necessários para a regularização:
-Carteira de identidade do solicitante (original %2b cópia)
-CPF do solicitante (original %2b cópia)
-Comprovante de residência do solicitante (original %2b cópia)
-Certidão de óbito do titular (original %2b cópia)
-Título de Perpetuidade (original)
-Solicitação escrita requerendo a transferência
Em alguns casos, também é necessário:
-Autorização de todos os sucessores, com firma reconhecida, indicando o sucessor que passará a ser titular da concessão de uso. Nesse caso, deverá ser juntada a cópia da carteira de identidade de todos os sucessores
-Formal de partilha indicando o sucessor que passará a ser titular da concessão de uso
-Escritura pública de inventário indicando o sucessor que passará a ser titular da concessão de uso
-Alvará judicial indicando o sucessor que passará a ser titular da concessão de uso
RB
.