A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforçou na tarde desta terça-feira a importância de se atualizar o cartão de vacinação para os Jogos Olímpicos, que ocorrerão de 5 a 21 de agosto no Brasil. O ideal é que as pessoas fossem imunizadas de 4 a 8 semanas antes de viajar para assistir às competições.
Leia Mais
Hospital Odilon Behrens nega treinamento de funcionários por causa de ameaça terroristaHospital Eduardo de Menezes inicia campanha sobre psoríase e hidradenite Vacinação contra a gripe em BH supera a meta do Ministério da SaúdeCampanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa hojeEstado, Assembleia e TJMG alteram expediente nos Jogos OlímpicosA transmissão endêmica do sarampo, por exemplo, foi interrompida em 2002 e a transmissão de rubéola, em 2009. Em 2015, um comitê internacional de especialistas certificou que a região havia eliminado a rubéola e sua variação congênita. Mas Tatiane reforça que turistas vindos de países onde esse vírus ainda circulam e que não se vacinaram poderão reintroduzi-lo no país.
A SES destaca que é importante que os turistas e cidadãos brasileiros sigam seus respectivos calendários nacionais de vacinação e mantenham o cartão de imunização atualizado.
DICAS Segundo o Calendário Nacional de Vacinação, a primeira dose da vacina tríplice viral, contra caxumba, rubéola e sarampo, deve ser aplicada em bebês aos 12 meses. Aos 15 meses, toda criança deve tomar a vacina tetra viral, contra caxumba, rubéola, sarampo e varicela. Para aquelas pessoas que nunca foram vacinadas e que estão na faixa etária de 2 a 19 anos, a SES recomenda duas doses da vacina tríplice viral, com intervalos de 30 dias entre elas.
(RG)
.