Uma demanda antiga de moradores e trabalhadores que frequentam o Bairro Vale dos Cristais, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A passarela que vai ligar os dois lados da MG-030, próximo ao Colégio Santo Agostinho, deve ficar pronta em agosto deste ano. A estrutura já foi instalada, mas ainda precisa de ajustes para ser liberada. Ela fica próxima a uma curva onde estudantes e pedestres precisam pular a mureta de proteção no centro da rodovia.
Leia Mais
Implantação de passarela vai interromper o trânsito na MG-030, em Nova LimaPassarela atingida por carreta é retirada da BR-381, em EstivaRodovia Fernão Dias é interditada mais uma vez para retirada de passarela condenadaConstrução de nova passarela no Anel Rodoviário no Bairro São Francisco vai demorar 90 diasA Associação Geral do Vale dos Cristais procurou o MPMG para verificar a viabilidade de fazer o projeto em outro local. “Fomos informados que a empresa havia depositado judicialmente R$ 1,2 milhão. Do total, R$ 900 mil seriam voltados para a passarela. Então, o desafio era arrumar uma empresa que fizesse a estrutura com esse valor. Se precisasse de mais, a associação teria que pagar o dinheiro restante”, explicou o presidente Walmir de Castro Braga.
O local escolhido para a construção foi em frente ao Colégio Santo Agostinho. O projeto foi aprovado pelo DER, com a condicionante de fazer dois pontos de ônibus na região.
Quem passa pelo local hoje, já vê a estrutura praticamente pronta. Falta apenas a concretagem do piso, que deve iniciar no próximo sábado. A passarela vai trazer alívio para os pedestres. “Temos na região, um público estimado, calculado pelo próprio DER, superior a 8 mil pessoas. Temos somente no colégio Santo Agostinho, alunos, professores, trabalhadores, e nos condomínios mais de 1,5 mil unidades habitacionais. Toda a população que frequenta a região tem que vir de ônibus.