Jornal Estado de Minas

Incêndio atinge vegetação do Morro Dois Irmãos, símbolo de Montes Claros

- Foto: IEF/Divulgação

Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros e equipes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) tenta controlar um incêndio que, desde a tarde de domingo, atinge o Morro Dois Irmãos, o simbolo de Montes Claros, Norte de Minas, e que inspirou o nome da cidade. As chamas estão em três focos em locais de difícil acesso. O morro fica próximo à área urbana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o incêndio seria criminoso.

O fogo começou por volta das 16h de domingo. Ainda na tarde, os bombeiros tentaram controlar as chamas, mas não tiveram êxito, tendo em vista que, com a vegetação seca, o fogo se espalhou rápido, alcançando uma área de dificil acesso onde não se consegue chegar por terra. Por isso, foi acionada uma aeronave do do Programa de Prevenção e Combate a Incendios Floretais (Prev Incêndio) do IEF, que chegou na manhã de hoje à cidade.

Atuam no combate ao incêndio no Morro Dois Irmãos 12 homens do Corpo de Bombeiros, que reiniciaram os trabalhos às 5h da manhã de hoje. Além da equipe do IEF, participam da força-tarefa brigadistas da fábrica de cimento Lafarge, que fica situada na área próxima do morro-símbolo da cidade. As chamas estão próximas à área de mineração da empresa.
Mas, segundo o Corpo de Bombeiros, não há risco de as chamas atingirem a indústria cimenteira, localizada na mesma região, nem moradias.

O conjunto do Morro Dois Irmãos fica próximo ao Parque Estadual da Lapa Grande, que em novembro passado foi atingido por um incêndio de grande proporção. Foram queimados 3 mil hectares, em torno de 40% da área de preservação ambiental. .