Todos os trens de passageiros do metrô de Belo Horizonte ficaram parados durante 23 minutos na tarde desta terça-feira, devido a uma suspeita de bomba na Estação São Gabriel, na Região Nordeste, o que atrasou o retorno de cerca de 64 mil usuários para casa.
Policiais militares do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionados e, com uso de raio-x, detectaram que a bolsa continha apenas roupas e objetos pessoais. Câmaras de segurança do local mostram o momento em que um rapaz deixou a bolsa na plataforma de embarque, às 16h30, possivelmente por esquecimento.
Assim que os seguranças perceberam a bolsa, policiais do Batalhão Olímpico que estavam no local e também a segurança do metrô acionaram o Gate. Os trens ficaram parados nas estações por 23 minutos, nos dois sentidos, enquanto o Gate trabalhava. Não foi preciso o uso do robô empregado para detectar bombas.
Nas estações, as portas dos trens foram abertas e os passageiros puderam aguardar do lado de fora. Somente depois de 10 minutos é que o sistema de som comunicou que havia problemas técnicos na Estação São Gabriel, não explicando o que realmente estava acontecendo. Não houve pânico, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Para o tenente Francis Cotta, do Gate, a situação serviu como um grande teste para o aparato de segurança no local. Segundo ele, todos os procedimentos necessários foram adotados.
A segurança em Minas foi reforçada para os eventos dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em Belo Horizonte, onde acontecerão 10 jogos de futebol, e em outras cidades mineiras, o reforço visa a garantir a integridade das 14 delegações que farão a reta final da preparação no estado.
(RG)