A Praça Governador Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, não será cercada em hipótese alguma se vier a ser transformada em parque municipal. É o garante uma emenda apresentada nesta quarta-feira pelo vereador Pablo César, o Pablito (PSDB), autor do Projeto de Lei (PL) que pede a mudança. A proposta tramita na Comissão de Meio Ambiente da casa.
O anúncio da emenda foi feito pelo parlamentar durante audiência pública para discutir a proposta. O debate teve participação de representantes dos moradores dos bairros Mangabeiras e da Serra, da Fundação de Parques Municipais (FPM), Secretaria Municipal de Governo e do Movimento Mangabeiras. De acordo com o vereador, o aditivo apresentado é para deixar explícito que em hipótese alguma será permitido o cercamento da Praça do Papa, ou que seja cobrada taxas dos usuários daquele espaço público.
Leia Mais
Proposta de transformar Praça do Papa em parque será discutida na quarta-feiraAudiência pública vai debater proposta de transformar Praça do Papa em parquePraça do Papa pode virar parquePolícia prende jovem suspeito de assassinar casal na Praça do PapaO principal objetivo do PL, segundo o vereador, é que o poder público tenha um olhar mais cauteloso sobre a Praça do Papa, “atualmente palco de diversas ações de baderneiros”, segundo ele.
Ainda de acordo com o PL, com a transformação da praça em parque a gestão passaria para a FMP, “que tem mais recursos para administrar o local”. A audiência na Câmara foi marcada depois de inúmeras críticas nas redes sociais, feitas pela população, que é contrária à instalação de cercas. “A Praça do Papa poderá se transformar em parque como muitos espaços que existem no mundo todo, e isso não significa que será cercada. Continuará aberta, a exemplo da Praça JK, que muitos não sabem, mas é um parque”, esclareceu Pablito.
Sobre os impedimentos ao PL, apontados pela FPM, o vereador Pablito informou que vai solicitar à Comissão de Meio Ambiente que providencie uma diligência e que a FMP emita um relatório técnico sobre essa possível transformação, ou não, da praça em parque.
BARULHO Moradores da região aproveitaram a audiência para reclamar dos eventos realizados no estacionamento do Parque das Mangabeiras, na mesma região. Segundo eles, a Fundação de Parques Municipais (PMP) licitou a gestão do estacionamento do Mangabeiras e a empresa vencedora, a Fazenda de Lazer Canto da Seriema, promove grandes festas no espaço, o que estaria causado impactos diversos.
”Os moradores são veementemente contra os grandes eventos no estacionamento do Parque das Mangabeiras, principalmente do som que é muito alto.
De acordo com a advogada, o vereador vai promover outra reunião com FMP, moradores do Mangabeiras, empresa responsável pelo gerenciamento do estacionamento e promotores de eventos. A data não foi definida.
RB
.