A partir de segunda-feira, 8 de agosto, a Pampulha receberá oficinas para produção de maquetes do Conjunto Moderno, que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A iniciativa faz parte do projeto Conhecer Para Cuidar, desenvolvido há três anos pelo Grupo Asas – Educação Cultura e Meio Ambiente. As atividades serão realizadas no Museu de Arte da Pampulha, na Casa Kubitschek e na Praça Geralda Damata Pimentel, a Praça da Pampulha.
Leia Mais
Título de Patrimônio da Humanidade aumenta interesse pelo conjunto da PampulhaIate Clube, na Pampulha, diz estar aberto a receber visitantes de graçaDois meses de agenda cultural na Pampulha para celebrar título de patrimônio da humanidade Projetada por Niemeyer, sede da Fundação Zoo-Botânica de BH será restauradaDespoluição da Lagoa da Pampulha dá resultados, mas ainda há pontos de mau cheiroConjunto Moderno da Pampulha recebe certificado de patrimônio no dia 17Estudante de BH quer entrar no Guinness com maquetes feitas de lixo eletrônicoPara o público geral são 1.920 vagas, para as oficinas dos dias 13 (tarde), 20 (tarde), 23 a 26 (todos horários – Casa Kubitschek), 27 (todos horários) e do dia 3 de setembro (tarde). Para participar basta retirar um voucher no site www.sympla.com.br, digitando no campo de pesquisa “Conhecer Para Cuidar”.
Durante todo o período, a carreta do projeto Conhecer para Cuidar ficará estacionada na Praça Geralda Damata Pimentel e atenderá 160 pessoas por dia. Um outro conjunto de vivências, também com capacidade de atendimento de 160 pessoas por dia, será realizado em dois diferentes espaços: de 8 a 20 de agosto, no Museu de Arte da Pampulha, e de 22 de agosto a 9 de setembro, na Casa Kubitscheck.
Cada um dos 9,6 mil participantes receberá, após a vivência, um kit paper-toy para levar para casa e montar a sua maquete com a família. Assim, serão produzidos 10.560 kits com o material necessário para as montagens.
Lançado em 2013, o projeto Conhecer Para Cuidar tem o objetivo de enriquecer o portfólio das ações desenvolvidas no Brasil em prol da afirmação da educação patrimonial. A valorização das edificações e dos conjuntos arquitetônicos mais representativos em termos histórico-culturais também é uma meta a ser atingida com as atividades do projeto..