Um incêndio que começou por volta das 14h30 em Itatiaia, distrito de Ouro Branco, a 12 quilômetros da cidade histórica de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, queimou boa parte da vegetação do Parque Estadual Serra do Ouro Branco. O local é tombado como reserva ecológica devido à importância da flora e da fauna para a região. Segundo moradores, bombeiros chegaram a ser acionados, mas informaram que não conseguiriam chegar ao local antes do anoitecer. Para o início da manhã desta segunda-feira, são esperados helicópteros com água para dar início às operações.
Leia Mais
Incêndio em pet shop mata 22 animais no Bairro São PauloIncêndios florestais em julho superam em 26% a média em MinasIncêndio em casarão histórico de Diamantina mobiliza Corpo de BombeirosIncêndio em MGGoverno de Minas vai alugar aeronaves para combater incêndiosIncêndios atingem ao menos quatro unidades de conservação em Minas GeraisIncêndios atingem pontos da Serra do Curral em Belo Horizonte nesta segunda-feiraO aumento de ocorrências de incêndios preocupa as autoridades.
Abril marca o início do período de estiagem, que normalmente se estende até o fim de outubro. Entre abril e julho de 2015, foram 111 incêndios florestais, enquanto neste ano o número subiu para 154, segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). Do total, 109 ocorrências foram registradas em unidades de conservação e 55 no entorno delas. Historicamente, os meses de setembro e outubro são campeões em número de queimadas. .