Um incêndio segue destruindo a vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra, entre São Roque de Minas e Sacramento, em Minas Gerais. Mais de 55 homens trabalham nas linhas de fogo que se arrastam pela unidade de conservação nesta terça-feira. A estimativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é que aproximadamente 12 mil hectares já tenham sido consumidos pelo fogo. Porém, os danos ainda serão avaliados. Dois aviões air tractor são esperados para ajudar nas ações.
Leia Mais
Governo de Minas vai alugar aeronaves para combater incêndiosBombeiros conseguem controlar incêndio na Serra do CurralIncêndios atingem ao menos quatro unidades de conservação em Minas GeraisIncêndios atingem pontos da Serra do Curral em Belo Horizonte nesta segunda-feiraIncêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra é controlado após 11 diasIncêndio na Serra da Canastra é criminosoIncêndio já destruiu 18 mil hectares do Parque Nacional da Serra da CanastraIncêndio segue fora de controle no Parque Nacional da Serra da CanastraBombeiros registram alta de 82% nos incêndios em vegetação no primeiro semestre em MGNesta terça-feira, o combate se concentra em duas frentes, uma na região do Rio Santo Antônio e outra na região da Zagaia. Segundo o ICMBio, 14 bombeiros, 35 brigadistas e 10 voluntários do Parque Nacional de Brasília, participam das ações.
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), outras ocorrências de incêndio são atendidas em duas unidades de conservação no estado. Na MN Serra da Moeda, na Região Central de Minas Gerais, o fogo foi detectado nessa segunda-feira. O combate é feito por 12 pessoas, entre funcionários do parque e brigadistas. Três veículos 4x4 são utilizados para o transporte da tropa.
Outro incêndio é combatido no Parque Montezuma, na cidade de mesmo nome na Região Norte do Estado.
Na segunda-feira, três unidades de conservação foram atingidas pelo fogo. Os brigadistas conseguiram contar as chamas no Monumento Natural de Itatiaia, entre Ouro Preto e Ouro Branco, no Parque Estadual Serra do Cabral, em Buenópolis, ambas na Região Central, e na Serra do Curral, em Belo Horizonte.
Focos de calor *
Em Minas, de janeiro a agosto de 2012 a 2016
2012 - 2.463
2013 - 2.056
2014 - 3.639
2015 - 2.081
2016 - 2.226 (até 7/8)
Aumento de 6,9% em relação
ao período de janeiro a agosto de 2015
* Focos de calor são áreas de elevação de temperatura detectadas via satélite, mas não são necessariamente incêndios
Incêndios em unidades de conservação
2015 - 198 (janeiro a agosto)
2016 - 205 (até 8/8) .