Os torcedores que vão acompanhar os quatro jogos de futebol válidos pela Olimpíada Rio 2016 que ainda faltam para ser disputados no Mineirão devem ter atenção para entrar no estádio. É proibido, de acordo com a regra da organizadora do evento, entrar nas arenas esportivas com alguns materiais, como líquidos e bebidas, alcoólicas ou não, pau de selfie, entre outros. As bolsas e mochilas só serão liberadas se forem transparentes.
A falta de informação tem provocado constrangimentos na entrada do estádio. Isso, porque, as pessoas que tentam entrar com os materiais restritos devem dispensá-los. Por causa disso, a Polícia Militar (PM) orienta os torcedores a se orientarem antes de seguir ao Mineirão. “As pessoas devem observar o protocolo da Rio 2016, que fica contratualizado na compra do ingresso. Se for detectado qualquer tipo destes materiais, essas pessoas devem retornar e guardá-los em seu veículo, por exemplo”, explica o capitão Flávio Santiago, chefe da sala de imprensa da PM.
Os organizadores dos jogos olímpicos explicam que não haverá guarda-volumes disponíveis nos estádios, por isso, “os itens que tiverem em desacordo com o estabelecido pela organização dos Jogos Rio 2016 serão descartados e não serão devolvidos no fim do evento”.
Os produtos que não podem ser levados estão separados por categorias. Uma delas é dos itens que podem prejudicar a continuidade do evento ou operação da instalação, como cordas, algemas, faixas e cartazes de protesto, ponteiros de laser, luzes estroboscópicas ou dispositivos emissores de luz, aparelhos que emitem ruídos excessivos e dispositivos que emitem sinais de internet ou de rádio.
Outro item que virou mania em eventos no Brasil e no mundo também terá que ficar fora: o pau de selfie. Vale ressaltar que não será permitida a entrada no estádio com mochilas, bolsas e materiais semelhantes, que somente serão liberados se os itens forem transparentes e permitirem a visualização do conteúdo interno. Os atletas na condição de espectador terão que obedecer as mesmas regras. RB