Em clima de deserto. É assim que muitos moradores de Belo Horizonte estão se sentindo há pelo menos quatro dias por causa da baixa umidade relativa do ar. Nesta quarta-feira, os índices atingiram 20%, a segunda menor marca deste ano. O valor é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é prejudicial a saúde. Nos próximos dias, a qualidade do ar deve melhorar. A previsão é de chuva para a capital mineira nesta quinta-feira, o que não ocorre há 78 dias.
Leia Mais
Baixa umidade relativa do ar deixa Belo Horizonte em estado de atençãoUmidade relativa do ar apresenta melhora na Grande BHUmidade relativa do ar chega a 9% e Patrocínio tem clima desértico Umidade relativa do ar ficará em torno de 25% em BH, índice para estado de atençãoUmidade relativa do ar sobe, mas Belo Horizonte segue em estado de atençãoNesta quarta-feira, a temperatura ficou em 31,5ºC e os índices atingiram 20%, a segunda menor neste ano em Belo Horizonte. Somente em 18 de julho, quando a umidade relativa do ar chegou a 19%. Mas, já a partir da noite desta quarta-feira, há possibilidade de chuva. “Uma frente fria está no oceano, porém, temos ventos leste que estão jogando umidade para cá. Com isso, a qualidade do ar deve melhorar consideravelmente”, explicou o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo Ladeia, o tempo deve ficar instável em Belo Horizonte até o próximo fim de semana. A chuva pode pôr um fim ao longo período de estiagem. A última precipitação registrada na capital mineira foi em 4 de junho. Mesmo assim, naquele dia, foram apenas 10 milímetros de acumulado de água, o que é considerado baixo.
Incêndios
O tempo seco ajuda na propagação de incêndios. Nesta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu diversas ocorrências de queimadas em vegetação em Belo Horizonte. Um deles foi na Serra do Curral. Focos foram encontrados próximos ao cruzamento das ruas Groelândia e Patagônia, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de BH.
Este é o segundo incêndio registrado no Parque da Serra do Curral nesta semana. Na segunda-feira, o fogo atingiu uma área próxima ao Bairro Mangabeiras, se espalhando por outros pontos da serra. O fogo foi debelado no fim da tarde.
Outra queimada foi registrada no Parque Serra Verde na Região de Venda Nova. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas viaturas foram envidas ao local. Porém, os militares não atuaram no combate, pois brigadistas da área de preservação já tinham debelado as chamas.
RB
.