Minas Gerais registrou 10% de todos os flagrantes a motoristas dirigindo durante o dia com faróis apagados nas rodovias de todo o Brasil durante o primeiro mês da Lei do Farol. Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgado ontem, o estado teve o terceiro maior número de multas no período (12.660), atrás do Paraná (12.976) e de Goiás (14.683). Nas estradas que cortam Minas, os números equivalem a 17 condutores sendo pegos a cada hora ignorando a nova lei, uma média de 422 por dia. Por outro lado, houve menos acidentes e mortes no período.
Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante esse primeiro mês foram registradas 117 colisões frontais em pistas simples no país, número 36% menor comparado às 183 registradas no mesmo período do ano passado. Esses acidentes deixaram 39 mortos e 67 feridos graves, números também menores que os do ano passado (88 óbitos e 113 feridos graves).
Também foram registrados 86 atropelamentos em rodovias federais, contra 131 no mesmo período de 2015. A PRF ainda aponta queda no número de mortos nesse tipo de acidente – 10 óbitos em 2016 contra 16 em 2015, e de feridos graves: 43 este ano e 63 no ano passado. Em Minas Gerais, a queda no número de batidas de frente durante o primeiro mês de vigência da Lei do Farol chegou a 80%.
A nova legislação entrou em vigor no dia 8 do mês passado. As autoridades de trânsito começaram a fiscalizar o uso de faróis baixos nas rodovias durante o dia, cumprindo o previsto na Lei 13.290, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida visa ao aumento da segurança nas estradas, já que permite a melhor visibilidade dos veículos, prevenindo acidentes. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos apontam que a maioria das colisões frontais é causada pela não percepção do motorista do outro veículo a tempo de reagir para evitar o acidente ou pelo julgamento errado da distância e velocidade do carro que trafega no sentido contrário, em casos de ultrapassagem.
Ainda segundo o órgão, a maioria dos estudos sobre esse assunto conclui que a presença de luzes acesas reduz entre 5% e 10% o número de colisões entre veículos durante o dia, especialmente colisões frontais, onde a visibilidade do veículo é um fator crítico.