A chuva trouxe um pouco de alívio no calor aos moradores de Belo Horizonte e de outras cidades do interior de Minas Gerais, além de colocar fim a um longo período de estiagem em algumas comunidades. Mas, foi por pouco tempo. Previsão de novas precipitações para a capital mineira somente no início da próxima semana, quando uma nova frente fria deve chegar ao estado. Em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, um vendaval superior a 60 quilômetros por hora provocou estragos na estrutura montada para uma exposição da cidade nessa segunda-feira. Duas pessoas se feriram levemente, segundo o Corpo de Bombeiros.
Os moradores de BH foram surpreendidos por uma chuva fraca no início da madrugada desta terça-feira, que colocou fim a mais de dois meses de estiagem. O volume acumulado de água foi bem pequeno e nenhuma ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).
Na estação instalada na Região da Pampulha, foram 72 dias sem uma gota de água. Nesta manhã, há registro de 6,1 milímetros na estação. Já no equipamento posicionado na Região Oeste, o período seco durou 68 dias, com 0,4 milímetro registrados no início do dia. A seca na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica na Região Centro-Sul de BH, durou 65 dias. Nesta terça-feira, registrou 0,2 milímetro.
A chuva fraca foi resultado de uma frente fria que passou pelo Sudeste. “Aumentou um pouco a umidade por causa do vendaval no Rio de Janeiro”, explicou o meteorologista Jorge Moreira, do Inmet. Nos próximos dias, a estiagem deve voltar. “Temos tendência de chuva isolada apenas para as regiões do Rio Doce e Mucuri. Nos outros locais, o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado”, afirmou.
Em Belo Horizonte, a temperatura registrada nesta terça-feira ficou entre 15ºC e 24,5 ºC. Na quarta-feira, deve ficar entre 15º e 28º, mas a sensação de calor deve diminuir. “Durante o dia, o tempo deve ficar mais fresco por causa da umidade. No fim de semana, mais precisamente entre domingo e segunda-feira, uma nova frente fria vai se aproximar, o que pode ocasionar mais chuvas, principalmente no Triângulo e Zona da Mata. Na capital mineira, poderemos ter pancadas como a da madrugada de hoje”, disse Jorge Moreira.
Vendaval
Os ventos fortes que atingiram o Rio de Janeiro chegaram a Minas Gerais na noite de segunda-feira. Em São João del-Rei, duas pessoas ficaram feridas depois que a estrutura montada para uma exposição foi danificada. Segundo o Corpo de Bombeiros, tendas e algumas divisórias foram arremessadas. As vítimas foram encaminhadas para o hospital com ferimentos leves.
RB