Um alerta da Polícia Militar à população vem sendo repassado nos aplicativos de associações de moradores de bairros de Belo Horizonte e deixando muita gente apreensiva.O texto, assinado por um coronel, comandante da 8ª Região da Polícia Militar (RPM), alerta sobre símbolos autocolantes que assaltantes estariam deixando em portões de casas e prédios, próximo a campainhas e interfones, para facilitar a entrada de outros ladrões no imóvel.
São adesivos com setas indicando os horários em que seria mais fácil assaltar a residência. A seta para cima significaria “fácil de assaltar pela manhã”; a para a direita, “fácil de assaltar à tarde”; e a para baixo, “fácil de assaltar à noite”. Há sinais que indicariam a presença de crianças sozinhas no imóvel no período da manhã e também à tarde. A presença de idoso sozinho todos os dias é representada por outro sinal. O número 7 significaria que a casa fica vazia em julho. O 8, casa vazia em agosto.
“Divulgue ao máximo de pessoas possíveis”, diz o alerta. “Imprima, distribua e encaminhe este aviso para todos os seus vizinhos, amigos, parentes, colegas de trabalho, etc, pois se trata de segurança pública”, conclui a mensagem.
O chefe da sala de imprensa da Polícia Militar, capitão Flávio Santiago, disse que o teor da mensagem não procede.
Leia Mais
Polícia Militar apreende 100 quilos de maconha em Lagoa SantaPolícia Militar de MG faz alerta para jogadores do Pokémon GoA mensagem repassada nos aplicativos diz que o alerta é uma cópia do anexo único ao memorando número 3.294/2010 da 8ª RPM. O que muita gente não percebe é que a Secretaria da Segurança Pública de Minas Gerais, citada no alerta, foi extinta há vários anos com a criação da Secretaria de Estado de Defesa Social.
RB
.