Uma caminhada ecológica vai marcar o início das mobilizações contra eventos de grande porte no Parque das Mangabeiras, no bairro homônimo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os moradores cobram da Prefeitura de BH (PBH) um acompanhamento rigoroso nas questões relacionadas ao uso do parque e que as decisões envolvendo o assunto sejam discutidas abertamente com a população.
Primeira caminhada ecológica em defesa do Parque das Mangabeiras começa amanhã às 9h na Rua José do Patrocínio Pontes. Ela foi oranizada, pois os moradores temem consequências irreparáveis à área de preservação, entre eles, o desaparecimento de animais silvestres que fogem por causa do barulho e têm sido encontrados nas ruas e em casas do entorno. Os moradores estão preocupados ainda com a degradação do parque depois dos eventos e denunciam árvores quebradas, lixo e cheiro desagradável como resultado das festas que têm ocorrido no estacionamento da área de preservação ambiental.
A associação do Bairro Mangabeiras, com apoio de moradores do Bairro Serra, na mesma região, questionam a PBH sobre a gestão dos eventos e querem uma posição sobre as políticas envolvidas nessas produções. O presidente da associação, Rodrigo Bedran, ressalta que os eventos de pequeno porte não criam qualquer desgaste. A reivindicação é sobre aqueles que reúnem milhares de pessoas, como um baile promovido no último domingo, que traz consequências não apenas para o parque, como para o bairro. .