Os tapumes que bloqueavam a visão de uma das obras mais arrastadas do BRT/Move foram retirados revelando as áreas de manobra e as estruturas metálicas do Terminal Move Metropolitano Bernardo Monteiro, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste de BH. Apesar de a construção estar em fase final, a abertura dos tapumes mostra um esqueleto ainda sem vidros e equipamentos elétricos, que não vai ficar pronto dentro do último prazo estipulado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a vencer no mês que vem. A própria pasta reconhece agora que só conseguirá operar a estrutura no fim deste ano. Enquanto isso, os comerciantes que têm seus negócios nos quarteirões interditados amargam prejuízos. Passageiros que poderiam ser beneficiados ainda enfrentam o terminal improvisado na Rua Aarão Reis, no Centro, 800 metros distante da Avenida Bernardo Monteiro. No espaço em obras ainda estão sendo reconstruídos os passeios de dois quarteirões, enquanto a edificação propriamente dita vai tendo suas vigas de aço soldadas. Quando estiver pronto, o terminal, que custou R$ 11,5 milhões, vai atender a 3,8 mil passageiros por dia.
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Obra do Move inacabada no Bairro Santa Efigênia vira estacionamento irregular Passageiros ficam revoltados com condições de terminal do Move Metropolitano Inauguração da estação da Av. Bernardo Monteiro fecha ciclo do MoveTerminal Move Bernardo Monteiro será entregue nesta terça-feiraCom dois anos de atraso, Terminal Move Bernardo Monteiro será entregueNova estação do Move é inaugurada em Santa LuziaTerminal Metropolitano do Move é inaugurado no Bairro São Benedito, em Santa LuziaEssa média traz, no entanto, uma sensação falsa de continuidade, uma vez que a obra do BRT/Move enfrentou diversas paralisações, sendo a mais longa delas em 2014, por nove meses. A visão de abandono levou até os motoristas de vans de secretarias municipais de saúde que levam pacientes para a capital a usarem os espaços como estacionamento ao longo do dia. Agora, mesmo sem os tapumes, só podem entrar veículos credenciados no espaço. Por outro lado, os pedestres podem passar e muitos ficam confusos com os labirintos de corredores formadas pelas redes de plástico usadas para demarcar os canteiros de trabalho. Passam muito perto das escavadeiras que circulam por todo o espaço e também dos carrinhos dos operários da construção civil.
As linhas com partida dos terminais Morro Alto (502H), Vilarinho (512H), Justinópolis (522H e 523H), São Gabriel (402H) e São Benedito (412H e 413H) vão utilizar o Terminal Bernardo Monteiro, possibilitando acesso à Região dos Hospitais e ao Hipercentro de BH. Outros beneficiados diretos com a conclusão das obras são os comerciantes que amargam dificuldades de acesso e logística devido às intervenções.
De acordo com a Setop, a obra atingiu 80% de conclusão e está na fase de acabamento com a instalação do piso interno, vedação em painéis e vidros, instalação de rede elétrica e cabeamento estruturado, urbanização e paisagismo. A secretaria atribui a demora à paralisação dos trabalhos. O prazo contratual era bem menor, de 600 dias.