Intervenções previstas para serem feitas na Região de Venda Nova, que poderiam evitar cheias na Avenida Vilarinho e outros pontos do entorno, devem demorar ainda mais para serem realizadas. A Prefeitura de Belo Horizonte publicou na edição de hoje do Diário Oficial do Município (DOM) o cancelamento da concorrência pública em andamento para serviços e obras de tratamento de fundo de vale e controle de cheias da Bacia do Córrego do Nado. As obras abrangem as sub-bacias dos córrego Lareia e Marimbondo, nos bairros São João Batista e Santa Mônica.
Mas, como o julgamento do mérito poderia se estender por mais de dois anos, o que poderia prorrogar por até três anos o início das obras, a prefeitura decidiu suspender a licitação. “Uma vez que a Lei concede ao órgão a prerrogativa de cancelar a licitação e iniciar novo processo licitatório, a prefeitura optou por essa solução, face à importância das obras para a cidade. O novo processo licitatório terá início ainda esse ano.”, informou a Sudecap.
Ainda segundo a Sudecap, as obras previstas para os Córregos Lareira e Marimbondo não mitigarão as ocorrências de inundações na confluência dos Córregos Nado e Vilarinho, mas diminuirão as vazões afluentes ao Córrego do Nado, melhorando assim, a condução das águas nesse manancial, até o seu encontro com o Vilarinho.
RB