Jornal Estado de Minas

Prefeitura instala grades para evitar que moradores de rua durmam no Túnel da Lagoinha

Grades passaram por modificação para garantir mais resistências. As primeiras, instalada em março, foram arrancadas - Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA PressO Túnel da Lagoinha, principal ligação entre a Avenida Cristiano Machado e o Centro de Belo Horizonte, começa a receber grades para evitar que moradores de rua durmam na estrutura. De acordo com a Defesa Civil da capital, os trabalhos devem durar 10 dias. A instalação começou na manhã desta quarta-feira.

Em dezembro de 2015, técnicos da prefeitura e outros órgãos estiveram no local realizando um mapeamento e a medição dos locais para a instalação de grades nos vãos que as pessoas costumam usar como abrigo. Segundo o coronel Alexandre Lucas Alves, coordenador da Defesa Civil de BH, algumas grades chegaram a ser instaladas em março deste ano, mas foram furtadas. Dessa forma, houve uma readequação dos materiais e da forma de instalação para evitar novos casos.

“É preciso fechar algumas pistas, por isso estamos fazendo das 10h às 16h, junto com a BHTrans para que o impacto na cidade seja o mínimo possível. Não dá pra fazer de madrugada ou à noite por causa da segurança”, explica o coronel.

O risco de queda dos locais é grande.
Assim, o objetivo da prefeitura é evitar uma tragédia. Em 10 de agosto, uma mulher de 34 anos que dormia em um dos vãos do túnel caiu durante a madrugada. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ela fraturou um dos braços e o quadril.

Além da Defesa Civil, participam da ação equipes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Regionais Leste e Nordeste, BHTrans, Guarda Municipal, Secretaria de Políticas Sociais, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e Corpo de Bombeiros. 

Conforme o coronel, a equipe de assistência social orientou os moradores no túnel e ofereceu acolhimento nos abrigos da capital, mas boa parte deles recolheu os pertences e foi para outros locais.

Vídeo gravado em dezembro mostra a situação no local. Confira:


.