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Estado de Minas

Prefeito visita obras da nova rodoviária, prevista para agosto de 2017

Marcio Lacerda esteve no Bairro São Gabriel e disse que atrasos na entrega do terminal foram causados pelos processos na Justiça relativos à desapropriação do terreno


postado em 24/08/2016 14:30 / atualizado em 24/08/2016 21:11

Marcio Lacerda acompanhou os detalhes da construção da nova rodoviária, no Bairro São Gabriel(foto: Euler Junior/EM/D.A/Press)
Marcio Lacerda acompanhou os detalhes da construção da nova rodoviária, no Bairro São Gabriel (foto: Euler Junior/EM/D.A/Press)

Depois de sucessivos atrasos por conta das desapropriações, as obras da nova rodoviária de Belo Horizonte, no Bairro São Gabriel, Nordeste de BH, estão caminhando para serem concluídas em um ano.

A informação é da BHTrans e do prefeito Marcio Lacerda, que visitou nesta manhã o canteiro de obras e acompanhou a explicação dos engenheiros sobre os detalhes da construção.

Ele ressaltou que a prefeitura enfrentou muitas dificuldades com a desapropriação de 287 construções no local, por conta dos processos movidos pelos donos dos imóveis na Justiça, mas destacou que está confiante na conclusão da obra no segundo semestre de 2017, conforme prevê o documento assinado com o consórcio responsável.

“O contrato prevê um prazo de 18 meses após a entrega do terreno. A prefeitura investiu mais de R$ 40 milhões em desapropriações e remoções, com 287 construções, e isso levou muito mais tempo do que esperávamos. Inclusive, temos três ainda na Justiça após a liberação do terreno”, disse Lacerda, ressaltando que as pendências judiciais não representam obstáculos físicos no caminho da obra, mas sim questionamentos de moradores que já tiveram seus imóveis demolidos.

Apesar de sucessivos atrasos, obras devem ser concluídas em agosto de 2017(foto: Euler Junior/EM/D.A/Press)
Apesar de sucessivos atrasos, obras devem ser concluídas em agosto de 2017 (foto: Euler Junior/EM/D.A/Press)

Atualmente, a população ainda percebe no local a presença de três áreas cercadas distintas, divididas pela Rua Jacuí e pela alça de ligação da Via 240 com o Bairro São Gabriel. Segundo o Consórcio SPE Terminal BH, essa perna da Rua Jacuí será removida do local e colocada do outro lado da rodoviária.

Dessa forma, será possível fazer a conexão dos três terrenos em uma única área. A obra prevê 70 mil metros quadrados de estrutura, incluindo o sistema viário a ser implantado para a nova realidade da região. Só o terminal terá 27,9 mil metros quadrados de construção e será distribuído em dois pavimentos.

Serão 41 plataformas para embarque e desembarque, com possibilidade de expansão para 56.

RB


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