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Estado de Minas

BHTrans prepara novas mudanças no trânsito do Bairro de Lourdes

Depois de mudar a circulação nas ruas Rio de Janeiro e São Paulo, próxima alteração será feita na Rua Espírito Santo


postado em 26/08/2016 06:00 / atualizado em 26/08/2016 10:58

Motoristas já encontram nova configuração nas ruas São Paulo e Rio de Janeiro, em Lourdes. Quem está na Antônio Aleixo não pode mais entrar à esquerda na Rio de Janeiro(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Motoristas já encontram nova configuração nas ruas São Paulo e Rio de Janeiro, em Lourdes. Quem está na Antônio Aleixo não pode mais entrar à esquerda na Rio de Janeiro (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Depois das duas mudanças que alteraram a circulação do trânsito no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, especialmente na Rua Professor Antônio Aleixo, motoristas devem ficar atentos para o fim de mais um movimento tradicional no tráfego da capital mineira.

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Em breve não será mais permitido seguir pela Rua Espírito Santo e atravessar a Avenida Bias Fortes, no mesmo bairro da Zona Sul de BH. A BHTrans ainda está detalhando o projeto, mas já adiantou a intenção de reduzir um tempo de semáforo na maioria dos cruzamentos que ainda têm três aproximações na cidade, o que eliminaria a possibilidade de a Espírito Santo cruzar a Bias Fortes.

Tudo indica que o movimento será feito pela Rua Alvarenga Peixoto, em intervenção semelhante à que ocorreu no cruzamento da Espírito Santo com a Avenida Afonso Pena, em maio de 2015. As alterações fazem parte do Mobicentro, conjunto de intervenções no trânsito da área central de BH que começaram em 2013.


Segundo o superintendente de Implantação e Manutenção da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira, a mudança que será feita no cruzamento que fica a dois quarteirões da Praça da Liberdade tem relação com as intervenções de ontem.

“Hoje (ontem) nosso objetivo é melhorar a ligação da região da Assembleia com a Praça da Liberdade através da Rua Professor Antônio Aleixo. O objetivo é diminuir os conflitos na interseção de Rua São Paulo, que é um cruzamento de grande risco para veículos e pedestres, e diminuir os conflitos na interseção de Antônio Aleixo com Rio de Janeiro”, explica o superintendente. Agora, o próximo passo são as adequações no sentido contrário, feito pela Rua Gonçalves Dias.

“No cruzamento de Espírito Santo com Gonçalves Dias e Bias Fortes teremos um tempo a menos de semáforo e com isso não será mais permitido atravessar a Bias Fortes pela Espírito Santo”, afirma Ladeira. O superintendente ainda não divulgou todas as mudanças da nova configuração, porque o projeto ainda está sendo detalhado.

Mas já apontou que a Rua Alvarenga Peixoto será a solução para o caso. Tudo indica que aqueles motoristas que estiverem seguindo ao Centro de BH pela Espírito Santo serão obrigados a entrar na Alvarenga Peixoto para cruzar a Bias Fortes e depois entrar novamente na Espírito Santo. É a mesma lógica que ocorreu no cruzamento entre Espírito Santo e a Avenida Afonso Pena.

A Espírito Santo tinha a característica de começar na Avenida do Contorno, em Lourdes, e seguir direto, sem interferências, de novo até a Contorno, no Hipercentro. Mas isso foi modificado em maio do ano passado, quando houve a mudança no cruzamento com a Afonso Pena.

Para reduzir um tempo do semáforo, os condutores foram obrigados a entrar na Rua dos Tupis, usando essa via para atravessar a Afonso Pena. Desde 2013, quando a BHTrans lançou o Mobicentro, já foram 19 eixos de novidades até ontem, que se desdobraram em um número ainda maior de mudanças.

E a intervenção na Bias Fortes com Espírito Santo não será a única desse corredor, que terá que ser readequado no cruzamento com as ruas Curitiba e Timbiras, onde também existe uma interseção com três aproximações de semáforo e, consequentemente, maior gargalo para o tráfego.

ANTÔNIO ALEIXO Ontem, agentes da BHTrans se posicionaram nos cruzamentos da Rua Rio de Janeiro com as ruas Professor Antônio Aleixo, Felipe dos Santos e Tomaz Gonzaga para orientar a população sobre a nova realidade. Essa mudança complementa o que já havia ocorrido na Rua São Paulo, nas mesmas esquinas.

A empresa que cuida do transporte e do trânsito de BH acabou com a mão dupla nessas duas ruas nos dois quarteirões. Com isso, implantou um sentido na Rio de Janeiro e o sentido contrário na São Paulo. O principal objetivo é aumentar a segurança na Antônio Aleixo, que passará a contar com um sinal no cruzamento com a São Paulo.

O equipamento já existe na esquina com a Rio de Janeiro. Não houve grandes problemas na circulação do local, apenas pedidos de orientação e críticas, como o da servidora pública Nathália Bini, de 36 anos.

Moradora da Rio de Janeiro, ela não conseguiu seguir para deixar os filhos na escola como estava acostumada e teve que parar na Praça da Liberdade, onde gastou 13 minutos a mais por conta do trânsito. “Conseguia sair do bairro em sete minutos e hoje (ontem) gastei 20. Tive que subir a Antônio Aleixo e fiquei presa no trânsito”, reclamou.

Ela argumentou com o superintendente da BHTrans que poderia ser mais fácil se conseguisse atravessar a Antônio Aleixo pela São Paulo, o que é praticamente impossível, segundo Nathália. “Como a Antônio Aleixo é uma subida, a gente não consegue ver os carros e não tem jeito de passar”, afirma. José Carlos Mendanha Ladeira respondeu que ali será instalado um semáforo, justamente para garantir a passagem dos moradores de Lourdes para o Centro.

“Primeiro nós alteramos a circulação, agora vamos fazer a correção da geometria e depois vamos implantar o semáforo. Infelizmente, não temos como bater um carimbo e colocar tudo de uma vez só do jeito que queremos, porque não existe a possibilidade de fechar o trânsito e abrir com a nova realidade”, completa o superintendente.

Intervenções afetam trajetos tradicionais

O Mobicentro foi lançado pela BHTrans em 2013, com a readequação do tráfego na Praça da Estação e uma nova realidade para os motoristas da capital mineira. Movimentos tradicionais, como a subida pela Rua da Bahia desde a Avenida do Contorno, no Hipercentro, até a mesma avenida, em Lourdes, Centro-Sul de BH, começaram a ser mudados.

Na Praça Sete, por exemplo, as entradas à direita entre as avenidas Afonso Pena e Amazonas foram proibidas, mesma modificação na Praça Hugo Werneck, na região hospitalar.

Todos os cruzamentos da Avenida Afonso Pena que tinham três aproximações com semáforos foram remodelados, à exceção da Praça ABC, onde cruzam as avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas e a Rua Cláudio Manoel.

Nesse caso, a população local se manifestou contrária ao fechamento da Rua Cláudio Manoel, com desvio do trânsito para a Rua Piauí, e obrigou a BHTrans a suspender a modificação. O objetivo principal do Mobicentro é aumentar a fluidez do trânsito com mais tempo de semáforo para os carros e mais segurança para os pedestres.


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