Jornal Estado de Minas

Depois de longa estiagem, chuva volta a aparecer em BH

Nebulosidade ainda predomina em parte da capital mineira - Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoApós 20 dias sem chuvas, Belo Horizonte registrou pontos com precipitação na tarde e noite de ontem e chuva mais intensa na madrugada desta quinta-feira. Só na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Cercadinho, na Região Oeste de BH, os registros bateram 30,8 milímetros hoje de madrugada.

E o tempo continua instável em BH e também em Minas Gerais hoje, com chuva em quase todas as áreas do estado, e possibilidade de pancadas isoladas na capital mineira até o fim do dia, segundo o Climatempo e o Instituto PUC Minas TempoClima. Apesar da chance de chover de forma isolada, em alguns pontos o sol já dá as caras nesta manhã, como no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Centro-Sul de BH.

Segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, outro ponto que teve chuva intensa na Grande BH foi Ibirité, com um volume de precipitação que alcançou um patamar de 63,4 milímetros na madrugada.

Ontem já tinha chovido em locais como a Região de Venda Nova, além de Contagem, Betim, Nova Lima e Brumadinho, na Grande BH. Com as precipitações, a umidade relativa do ar aumentou.

Por volta das 13h, o índice estava em torno de 30% e subiu para 70% às 16h. A temperatura máxima registrada ontem na capital mineira foi de 30 graus centígrados. Às 16h, os termômetros marcavam 21 graus. Hoje, os termômetros variam entre 15 e 27 graus e a expectativa é que a umidade fique entre 40% e 45%.


Ainda de acordo com o Instituto PUC Minas TempoClima, chuvas significativas são aquelas que registram volume acima de 1mm. A Grande BH registrou, há 20 dias, precipitação com volume inferior a esse valor. Há 88 dias não chovia significativamente na capital mineira.

Amanhã, a previsão é que a frente fria que está atuando sobre o Sudeste perca força e deixe o tempo parcialmente nublado, com variação de temperatura entre 15 e 27 graus, o mesmo que está previsto para hoje.



MINAS GERAIS
De acordo com o Climatempo, a previsão é que áreas de instabilidade associadas a uma frente fria na altura do Rio de Janeiro se espalhem sobre Minas Gerais e provoquem chuva ao longo do dia entre a Zona da Mata e o Noroeste mineiro.

No Triângulo e entre o Vale do Rio Doce e Noroeste de MG, o sol aparece entre nebulosidade variável e chove entre a tarde e a noite. Demais áreas sem chuva. Amanhã, a probabilidade de chuvas no estado é de 60% e as temperaturas devem variar entre 17 e 26 graus, com umidade relativa do ar média de 50%.

.