Participantes do Fire 2016 aproveitaram as 10 palestras do segundo dia do evento para compreender o que é realmente necessário para empreender, entrar ou crescer no mercado digital. A feira de empreendedorismo digital criada pela Hotmart, empresa pioneira na distribuição e venda de produtos digitais no Brasil, permitiu uma imersão no universo dos negócios digitais durante dois dias em Belo Horizonte. A programação começou com a apresentação do Kees Koolen, nome por trás do incrível faturamento do Booking.com. Também responsável pela internacionalização do Uber, Koolen dividiu seus conhecimentos com os participantes e os incentivou a lançarem suas ideias. “Todos nós cometemos grandes erros. Se você não tem certeza de uma coisa, faça a escolha de ir em frente e testá-la”. Koolen é investidor da Hotmart e de outras 40 startups ao redor do mundo.
BLOGS Olivier Roland, fundador do Blogueur Pro, blog criado para ajudar as pessoas a trabalhar escrevendo na internet, tornou-se a maior referência em blogs do mercado francês. Ele fatura 1 milhão de euros por ano e deu dicas de como fazer negócios avançarem por meio da produção de conteúdo em blogs. Roland falou sobre tráfego, produção de conteúdo, frequência mínima de produção, propriedade e taxa de conversão. “O blog faz parte do ecossistema online do negócio. Além das outras plataformas, é importante ter um blog, já que nele você tem a liberdade de fazer o que quer e a interface é sua, você não será influenciado por decisões externas. Deve-se superar o medo de começar”.
Israel Salmen, fundador da Méliuz e um dos pioneiros do conceito de cashback no Brasil, apresentou a história da empresa, que tem parceria com varejistas de todo o mundo – quando o consumidor compra por meio do site, a empresa recebe uma comissão pela venda e divide com o consumidor, que tem uma porcentagem do valor da compra retornada.
Outros palestrantes do dia foram Bruno Pinheiro, conhecido por viver viajando o mundo, Bárbara Bono, publicitária e jornalista, mentora digital do Rock in Rio, Erico Rocha, especialista em marketing digital, e Neil Patel, celebrado profissional de marketing. Para João Pedro Resende, da Hotmart, o objetivo do evento foi alcançado: incentivar ideias e “fazer com que isso repercuta de forma positiva em todo o mundo”..