Jornal Estado de Minas

Defesa Civil de BH interdita quatro imóveis com risco de desmoronamento

  Duas famílias foram desalojadas devido a abalo de terra provocado por vazamento em rede da Copasa no Bairro João Pinheiro, Noroeste de Belo Horizonte. Duas casas e duas lojas foram interditadas por técnicos da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), na Rua Frei Luiz de Souza, entre os números 301 e 311, diante do risco de desmoronamento. Nos imóveis foram observadas trincas. No asfalto também há pequenas rachaduras.

O incidente ocorreu na tarde desta segunda-feira e, de acordo com a Defesa Civil, há risco de desabamento de muros e fachadas dos quatro imóveis. As duas famílias dispensaram vagas em abrigo público e foram para casa de parentes.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a via foi isolada pela BHTrans para evitar que a passagem de carros aumente os riscos.

Por meio de nota, a Copasa informa que a manutenção do vazamento já foi concluída. A Companhia esclarece, ainda, que está tomando as providências necessárias e prestando assistência aos moradores do imóvel atingido pelo vazamento.

"A família foi retirada do imóvel e para segurança do patrimônio, a Copasa manterá um vigia no local. O abastecimento da região não foi prejudicado", diz a nota.

Dois funcionários da empresa estavam na noite desta segunda-feira na via, monitando um possível desmoronamento da pista. Moradores disseram que antes da chegada de empregados da Copasa era possível ouvir o barulho da água escorrendo, mas que depois a rede foi desligado.
Somente na manhã desta terça-feira máquinas vão escavar para identificar o problema. 

.