Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte registra a maior temperatura do inverno de 2016 nesta quinta-feira


Os moradores de Belo Horizonte enfrentam dias de calor mesmo no inverno. A temperatura na capital mineira atingiu 32,8ºC nesta quinta-feira, a maior registrada na estação em 2016, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A preocupação é com a baixa umidade relativa do ar, que atingiu 19%, índice considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Não há previsão de chuva até pelo menos a próxima segunda-feira.

A situação vivida em BH é normal para o período, segundo os meteorologistas. “Esta época do ano vivemos no período de transição do inverno para a primavera. São comuns essas temperaturas altas”, explica Luiz Ladeia, especialista do Inmet. As marcações altas nos termômetros estão sendo provocadas por uma massa de ar seco sobre Minas Gerais.
E a situação deve se manter pelo menos até segunda-feira.

“Este período temos muitas transições de algumas frentes que passam muito rápido. Por isso, a frente fria não fica retida. Como não está ocorrendo isso, elas passam rápido e não há aquelas chuvas sequenciais. Devemos ter uma nova frente fria chegando na próxima semana no estado, mas isso será somente depois da segunda-feira”, afirmou Ladeia.

Por causa da massa de ar seco, os termômetros seguem elevados em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira, a temperatura chegou a 32,8ºC na Pampulha, a maior registrada no inverno deste ano.
Os números superaram os 32,7ºC de 18 de agosto. Porém, naquele dia, a umidade relativa do ar ficou em 13%, quase clima de deserto. Na sexta-feira, a previsão é que a máxima fique entre 28 e 30 ºC. “Já a umidade relativa do ar deve subir um pouco como acontece quando atingimos o pico de temperatura. Porém, mesmo assim continuará no patamar que preocupa em relação a saúde”, diz o meteorologista.

A última chuva em Belo Horizonte foi no dia primeiro de setembro. A Estação Cercadinho, localizada na Região Centro-Sul na saída para o Rio de Janeiro, registrou um acumulado de 30,8 milímetros (mm) de água. Enquanto na capital mineira os dias continuam secos, na Região Central de Minas Gerais chuvas de pequena intensidade atingiram algumas cidades.
Em Barbacena foram 5,4 mm e em São João del Rey, 5,8 mm.

De acordo com o Inmet, nesta sexta-feira há possibilidade de chuvas isoladas nas regiões do Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais. As temperaturas no interior do estado também seguem altas. Em São Romão, no Norte de Minas, os termômetros marcaram 37,3ºC nesta quinta-feira.

RB

.