Os moradores de Belo Horizonte enfrentam dias de calor mesmo no inverno. A temperatura na capital mineira atingiu 32,8ºC nesta quinta-feira, a maior registrada na estação em 2016, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A preocupação é com a baixa umidade relativa do ar, que atingiu 19%, índice considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Não há previsão de chuva até pelo menos a próxima segunda-feira.
Leia Mais
Após feriado, BH tem céu claro e sem possibilidade de chuvasBH terá dia quente e possibilidade de chuva no fim da tarde“Este período temos muitas transições de algumas frentes que passam muito rápido. Por isso, a frente fria não fica retida. Como não está ocorrendo isso, elas passam rápido e não há aquelas chuvas sequenciais. Devemos ter uma nova frente fria chegando na próxima semana no estado, mas isso será somente depois da segunda-feira”, afirmou Ladeia.
Por causa da massa de ar seco, os termômetros seguem elevados em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira, a temperatura chegou a 32,8ºC na Pampulha, a maior registrada no inverno deste ano.
A última chuva em Belo Horizonte foi no dia primeiro de setembro. A Estação Cercadinho, localizada na Região Centro-Sul na saída para o Rio de Janeiro, registrou um acumulado de 30,8 milímetros (mm) de água. Enquanto na capital mineira os dias continuam secos, na Região Central de Minas Gerais chuvas de pequena intensidade atingiram algumas cidades.
De acordo com o Inmet, nesta sexta-feira há possibilidade de chuvas isoladas nas regiões do Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais. As temperaturas no interior do estado também seguem altas. Em São Romão, no Norte de Minas, os termômetros marcaram 37,3ºC nesta quinta-feira.
RB
.