Uma chuva forte e rápida em Ouro Preto, na Região Central de Minas, provocou estragos na cidade e em municípios vizinhos. Em 40 minutos choveu 54 mm e houve registro de granizo. De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, pelo menos 10 ruas e 30 casas ficaram alagadas – algumas tiveram de ser interditadas. Houve queda de árvores, ao menos 10 casas foram destelhadas e um muro desabou.
A Defesa Civil informou ter recebido mais de 30 ligações de moradores com relatos de estragos provocados pela chuva. Em um dos casos, o muro de uma casa no Centro Histórico que estava em reforma desmoronou.
Também no Centro, um morador que preferiu não se identificar contou que a Rua São José, uma das principais da cidade, ficou completamente alagada. "A prefeitura não limpa as bocas de lobo regularmente e não melhora o sistema de escoamento da cidade, então, quando chove, a água vem com muita força e alaga Ouro Preto", disse.
Ainda segundo o morador, na parte mais nova da cidade, algumas ruas ficaram interditadas por entulhos de obras, que foram arrastados com a chuva. Uma das árvores caídas atingiu uma república, porém o imóvel não foi afetado.
Sobre os municípios vizinhos, a Defesa Civil ainda não avaliou os danos, mas afirma que várias casas foram destelhadas e árvores caíram.
PREVISÃO DO TEMPO
A previsão para Minas Gerais no fim de semana, de acordo com o meteorologista do ClimaTempo Ruibran dos Reis, é de tempo parcialmente nublado e sem chuvas. No entanto, nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri pode chover nos próximos dois dias. As temperaturas devem variar entre 16 e 29 graus.
Em Belo Horizonte, houve chuvas fracas e isoladas na Região do Barreiro, na Centro-Sul e em Venda Nova, na tarde desta sexta feira (9). A temperatura máxima registrada no dia foi de 31 graus e a mínima, 19. A umidade relativa do ar ficou abaixo dos 30%.