Depois de cinco meses em obras para restauração, será reaberta na noite desta quinta-feira a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, do século 18, no Centro Histórico de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Às 19h30 será celebrada missa festiva pelo titular da Paróquia de Santa Luzia, padre Danil Marcelo, com a participação do tradicional Coro Angélico.
Leia Mais
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos passará pela primeira vez por reformasLadeiras de Ouro Preto são tomadas por tapetes nos 300 anos da Irmandade do RosárioCatedral Nossa Senhora do Rosário em Itabira é pichadaIgreja do RosárioSinos da Igreja de Nossa Senhora do Carmo vão quebrar o silêncio após 40 anosSacerdote e igreja terão de recuperar piso retirado de templo em 2011Freira radicada em BH é primeira brasileira a traduzir a Bíblia direto do gregoUm dos pontos altos, que custou R$ 30 mil, foi o restauro das antigas pinturas parietais (feitas diretamente na paredes sobre o reboco), localizadas na sacristia da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O trabalho ficou a cargo da especialista Carla Castro Silva. “Estava muito estragada, com muito buracos. Isso só valoriza o patrimônio da Paróquia de Santa Luzia”, explicou o pároco.
CASTIÇAIS
Padre Danil disse ainda que, durante a obra, foram encontrados quatro castiçais folheados a prata e um crucifixo. Depois de restaurado, também com ajuda da comunidade, o conjunto será mostrado hoje aos moradores e visitantes. Outra novidade será um lustre, objeto de doação, que foi recuperado a partir de outra campanha.
Conforme pesquisa do historiador Marco Aurélio Fonseca, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erguida pela irmandade dos negros nos primórdios do arraial.
(RG)
.